Bolsa 10/02610-2 - Genética molecular vegetal, Frequência do gene - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Variação alélica em cana-de-açúcar: quantificação do polimorfismo de sequência

Processo: 10/02610-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Michel Georges Albert Vincentz
Beneficiário:Mariane de Mendonça Vilela
Instituição Sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Genética molecular vegetal   Frequência do gene   Homeostase   Cana-de-açúcar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cana de Açúcar | homeostasia de expressão | variação alélica | Genética Molecular

Resumo

A cana-de-açúcar, pertencente ao gênero Saccharum L., originária do sudeste asiático e onde desde tempos remotos tem sido utilizada para a produção de açúcar. O bioetanol, um dos subprodutos da cana, representa uma importante fonte de energia renovável e menos poluidora que os derivados do petróleo. Até o momento, os programas de melhoramento da cana baseiam-se basicamente em cruzamentos e seleção das novas variedades originadas de cruzamentos entre híbridos de S. officinarum e S. spontaneum. Novos recursos genômicos foram desenvolvidos para auxiliar a pesquisa genética em cana: mapas genéticos, coleções de ESTs e biblioteca de BACs já estão disponíveis. No entanto a alta poliploidia, heterozigose e o comportamento meiótico irregular têm tornado um desafio a aplicação de marcadores moleculares e os estudos genéticos em geral. Sendo um dos genomas mais complexos que se conhece, a sintenia observada em gêneros próximos tem se tornado mais uma ferramenta essencial para o entendimento do genoma da cana. Diante da crescente importância econômica e da intrigante complexidade do genoma da cana-de-açúcar, propomos sequenciar e anotar as regiões homo/homeólogas dos genes únicos Leafy, TOR quinase e Fitocromo C, a fim de avaliar a variação alélica e a homeostasia de expressão destes genes em populações segregantes. Os conhecimentos adquiridos deverão permitir revelar novos aspectos da evolução do genoma da cana assim como aprimorar de maneira mais precisa o processo do melhoramento desta planta. O projeto também se enquadra dentro do contexto de um esforço internacional de se sequenciar o genoma da cana. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILELA, MARIANE DE MENDONCA; DEL BEM, LUIZ EDUARDO; VAN SLUYS, MARIE-ANNE; DE SETTA, NATHALIA; KITAJIMA, JOAO PAULO; QUEIROGA CRUZ, GUILHERME MARCELO; SFORCA, DANILO AUGUSTO; DE SOUZA, ANETE PEREIRA; GOMES FERREIRA, PAULO CAVALCANTI; GRATIVOL, CLICIA; et al. Analysis of Three Sugarcane Homo/Homeologous Regions Suggests Independent Polyploidization Events of Saccharum officinarum and Saccharum spontaneum. GENOME BIOLOGY AND EVOLUTION, v. 9, n. 2, p. 266-278, . (10/02610-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.