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Análise das proriedades psicométricas do Color Trail Test em idosos brasileiros com baixa escolaridade

Processo: 10/02649-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:José Geraldo Speciali
Beneficiário:Fernanda Belinassi Balarini
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicometria   Avaliação neuropsicológica   Escolaridade   Atenção (processos psicológicos)   Idosos

Resumo

O Color Trail Test (CTT) é uma versão do Trail Making Test (TMT) que buscou minimizar a influência da escolaridade e fatores sócio-culturais sobre a avaliação da atenção e seus vários componentes, substituindo as letras do alfabeto por cores. Assim, diante da necessidade de instrumentos de avaliação neuropsicológica para idosos no Brasil, o presente estudo tem por objetivo adaptar o Color Trail Test (CTT) para o contexto sócio-cultural brasileiro, almejando sua aplicação em idosos. A adaptação do instrumento inclui a tradução das instruções do mesmo para o português, assim como a análise de sua fidedignidade e de sua validade para a população brasileira. Para isso serão convidados, no total, 90 voluntários, com idade entre 60 e 80 anos, com escolaridade de 2 a 8 anos, sendo 30 saudáveis (NL), 30 com Doença de Alzheimer (DA) e 30 com Demência Vascular (DV). Os participantes passarão por breve questionário sobre dados autobiográficos, estado de saúde e Mini-Exame do Estado Mental (MEEM). Para análise da fidedignidade, será aplicado, individualmente, no NL, o Color Trail Test (CTT), utilizando-se o método de Teste e Reteste (com intervalo de um mês). A análise da validade será realizada de duas maneiras: validade convergente e validade de critérios. Na primeira etapa, os NL realizarão o CTT e o Teste de Atenção Sustentada e Dividida em aplicação individual. Na segunda etapa, todos os participantes (NL, DA e DV) realizarão o CTT, em aplicação individual, na qual será comparado os índices do grupo saudável com os grupos clínicos. Para análise dos dados, será utilizado o programa Statistical Package for the Social Science 15.0 (SPSS). Inicialmente, os resultados serão codificados conforme respectivos padrões técnicos do CTT, elaborando-se sua estatística descritiva. Sua fidedignidade será analisada a partir das correlações do Teste e Reteste, utilizando T score e o Coeficiente de Correlação Produto-Momento de Pearson para as variáveis de tempo. Para as demais variáveis será utilizado o teste t para amostras pareadas. Para a análise de sua validade convergente, será realizada associação entre o desempenho do CTT com o do Testes de Atenção Dividida e Sustentada por meio do Coeficiente de Correlação Produto-Momento de Pearson. Para a análise da validação de critério, os grupos de participantes (NL, DA e DV) serão pareados por idade e escolaridade. Em seguida, será realizada uma comparação entre o grupo controle (NL) e os grupos clínicos (DA e DV), através do teste t para amostras independentes. (AU)

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