Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência da aplicação de micronutrientes metálicos via solo em citros

Processo: 10/02981-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Dirceu de Mattos Junior
Beneficiário:Franz Walter Rieger Hippler
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Adubação   Citrus   Manganês   Zinco

Resumo

O suprimento de zinco (Zn) e manganês (Mn) afeta a produção dos citros no Brasil. A baixa mobilidade desses micronutrientes no floema limita a redistribuição na planta, contudo, a sua aplicação na tem sido usualmente via foliar. Poucos estudos avaliaram uso de e Zn e Mn via solo, os quais evidenciaram respostas significativas ao aumento dos teores nas plantas. Essas repostas dependem da interação do nutriente com a matriz coloidal do solo, tipo de fonte e doses, cujas informações são importantes para o entendimento e formulação de novas recomendações do manejo dos citros uma vez que em pomares de alta produtividade a exigência por micronutrientes se torna cada vez mais importante. Face o exposto, o presente projeto inserido no programa de pós-graduação ao nível de mestrado do Instituto Agronômico, estudará o fornecimento de Zn e Mn via solo para os citros. Serão desenvolvidos dois experimentos com a laranjeira Tobias. Serão avaliadas duas fontes de Zn (ZnO e ZnSO4) e três doses do nutriente (controle = sem aplicação de Zn, 1 e 5 g de Zn por planta) em dois tipos de solo (<150 e 300-400 g kg-1 de argila). Da mesma forma, no segundo experimento, serão avaliadas duas fontes de Mn (MnCO3 e MnSO4), três doses do nutriente (controle = sem aplicação de Mn, 0,7 e 3,5 g de Mn por planta). O delineamento dos tratamentos, para ambos os experimentos, será o fatorial do tipo 2x2x3 com quatro repetições. Um terceiro experimento será desenvolvido com o uso do isótopo estável de 68Zn (na dose de 1,8 g por planta) para o detalhamento da absorção e distribuição na planta. Os efeitos dos tratamentos serão avaliados quanto aos teores dos micronutrientes nos solos e nas plantas, desenvolvimento da planta e qualidade de folhas e flores. O projeto contribuirá para a definição de novas recomendações dos micronutrientes metálicos para pomares citrícolas, para o aumento da eficiência fertilizante e maior a eficiência produtiva dos pomares, nos novos sistemas de produção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HIPPLER, F. W. R.; BOARETTO, R. M.; QUAGGIO, J. A.; AZEVEDO, R. A.; MATTOS, JR., D. Towards soil management with Zn and Mn: estimates of fertilisation efficacy of Citrus trees. Annals of Applied Biology, v. 166, n. 3, p. 484-495, MAY 2015. Citações Web of Science: 11.
RIEGER HIPPLER, FRANZ WALTER; BOARETTO, RODRIGO MARCELLI; QUAGGIO, JOSE ANTONIO; BOARETTO, ANTONIO ENEDI; ABREU-JUNIOR, CASSIO HAMILTON; MATTOS, JR., DIRCEU. Uptake and Distribution of Soil Applied Zinc by Citrus Trees-Addressing Fertilizer Use Efficiency with Zn-68 Labeling. PLoS One, v. 10, n. 3 MAR 9 2015. Citações Web of Science: 10.
DOVIS, VERONICA LORENA; RIEGER HIPPLER, FRANZ WALTER; SILVA, KARINA IOLANDA; RIBEIRO, RAFAEL VASCONCELOS; MACHADO, EDUARDO CARUSO; MATTOS, JR., DIRCEU. Optimization of the nitrate reductase activity assay for citrus trees. BRAZILIAN JOURNAL OF BOTANY, v. 37, n. 4, p. 383-390, DEC 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.