Busca avançada
Ano de início
Entree

Agregação de tráfego dinâmico inter-domínio para redes WDM em topologias de malha

Processo: 10/03020-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Nelson Luis Saldanha da Fonseca
Beneficiário:Alisson Soares Limeira Pontes
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Redes de computadores   Redes ópticas

Resumo

Nos últimos anos, houve um grande crescimento do desenvolvimento de soluções usando multiplexação por comprimento de onda (WDM) como tecnologia de transmissão na infraestrutura da Internet. Agregação de Tráfego é um conjunto de técnicas usadas para combinar fluxos com baixa demanda de banda passante (subwavelength traffic) em canais de comprimentos de onda de alta capacidade, visando minimizar o custo da rede em termos de equipamentos e aproveitar de forma mais eficiente a capacidade do canal óptico. O trabalho aqui proposto visa estudar o uso de Agregação de Tráfego dinâmico em ambientes inter-domínio para redes WDM em topologias de malha, quando o início e a duração dos fluxos são conhecidos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PONTES, ALISSON S. L.; DA FONSECA, NELSON L. S.; DRUMMOND, ANDRE C. Schemes for inter-domain lightpath establishment based on PCE architecture. Optical Switching and Networking, v. 19, n. 1, p. 10-21, JAN 2016. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALISSON SOARES LIMEIRA PONTES. Aprovisionamento inter-domínio de caminhos de luz em redes com multiplexação por comprimento de onda. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.