Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da viabilidade técnica da substituição de hexano por etanol no processo de extração de óleo de soja: cinética de extração e índices de qualidade

Processo: 10/03058-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Christianne Elisabete da Costa Rodrigues
Beneficiário:Mirian Megumi Sawada
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Extração líquido-líquido   Óleo de soja   Etanol   Equilíbrio de fases

Resumo

O cultivo de soja em larga escala está baseado na produção de óleo e farelo. O método empregado neste processo é a extração por solvente o qual, normalmente, utiliza o hexano como extratante, embora este composto apresente evidentes desvantagens em termos de segurança ambiental e para a saúde humana. Neste contexto, a presente proposta de mestrado tem como objetivo estudar a viabilidade técnica do emprego de solvente menos agressivo, etanol com ou sem hidratação, como substituto do hexano, no processo de extração de óleo de soja.O solvente sugerido neste estudo apresenta vantagens bastante atrativas de forma que as desvantagens apresentadas pelo uso de hexano podem ser minimizadas ou extintas e o processo de produção de óleo de soja possa ser favorecido devido à características específicas do solvente proposto.Embora algumas vantagens da substituição do hexano pelo etanol sejam evidentes existem lacunas que devem ser respondidas através de um estudo sistematizado do processo de extração sólido-líquido. Em projeto de pesquisa (FAPESP 2006/00565-4) finalizado recentemente pelo grupo de pesquisa liderado pela orientadora desta proposta, foi realizado um primeiro esforço no sentido de viabilizar o uso do etanol como extratante de óleos vegetais de matrizes sólidas. Naquele projeto, o estudo do equilíbrio sólido-líquido foi realizado em equipamento termo estático com o monitoramento da extração de ácidos graxos livres e compostos antioxidantes e vitamínicos. Foram averiguadas as condições ótimas de contato entre sólido e solvente, tais como: razão sólido: solvente, temperatura de extração, tempo de contato, recuperação do solvente, entre outros.Neste projeto de bolsa sugere-se um refinamento do estudo deste processo alternativo de extração de óleos vegetais. Com relação ao estudo da cinética de extração de óleo propõe-se além do monitoramento do total de compostos graxos extraídos, como função do tempo, o monitoramento de compostos minoritários de interesse, como os ácidos graxos livres. Experimentos de equilíbrio sólido-líquido são propostos objetivando-se o monitoramento de índices de qualidade da fração protéica presente no farelo desengordurado, após o processo de extração utilizando-se etanol como solvente. De fato, objetiva-se averiguar a influência das condições de operação na qualidade do farelo desengordurado obtido.Vale ressaltar que este projeto de pesquisa está inserido no Auxílio à Pesquisa fomentado pela FAPESP (2009/17855-3), coordenado pela orientadora da presente proposta. Em adição, a presente proposta está também inserida no projeto temático BIOEN (FAPESP 2008/56258-8) no qual a orientadora atua como pesquisadora responsável pela linha de extração alcoólica de óleos vegetais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TODA, TATIANE AKEMI; SAWADA, MIRIAN MEGUMI; RODRIGUES, CHRISTIANNE E. C. Kinetics of soybean oil extraction using ethanol as solvent: Experimental data and modeling. FOOD AND BIOPRODUCTS PROCESSING, v. 98, p. 1-10, APR 2016. Citações Web of Science: 27.
SAWADA, MIRIAN MEGUMI; VENANCIO, LARISSA LOPES; TODA, TATIANE AKEMI; RODRIGUES, CHRISTIANNE E. C. Effects of different alcoholic extraction conditions on soybean oil yield, fatty acid composition and protein solubility of defatted meal. Food Research International, v. 62, p. 662-670, AUG 2014. Citações Web of Science: 30.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.