Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de coleta e análise de malware baseado no sistema imunológico humano

Processo: 10/02934-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Adriano Mauro Cansian
Beneficiário:Isabela Liane de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fluxo de dados   Segurança da informação

Resumo

Os códigos maliciosos são uma grande preocupação atualmente. O mecanismo que o sistema imunológico humano utiliza para proteger e detectar os organismos que ameaçam o corpo humano é bastante eficiente e pode ser adaptado para a detecção de malware presentes na Internet. Portanto, este trabalho pretende desenvolver uma arquitetura que realize coleta distribuída de malware, além de analisar, detectar e classificar os artefatos coletados. Para alcançar esse objetivo, cada artefato malicioso terá uma assinatura que o represente. Além disso, o sistema será capaz de detectar malware conhecidos e desconhecidos. Ainda compõe o sistema um agente de resposta imunológico que é o responsável pela classificação do malware levando em consideração uma análise comportamental provida por fluxos de dados Netflow e a adaptabilidade de uma rede neural artificial. Assim, este projeto visa absorver os conceitos de um sistema imunológico humano como, por exemplo, distribuição e paralelismo, mecanismos de proteção em multicamada, autonomia, adaptabilidade e memória, detecção de agentes infecciosos e outros para prover um sistema de análise e classificação de malware rápido, eficaz e autônomo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Sistema de coleta, análise e detecção de código malicioso baseado no sistema imunológico humano. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.