Busca avançada
Ano de início
Entree

Testes de envelhecimento acelerado e análise computadorizada de imagens de plântulas para avaliação do desempenho de sementes de soja durante o armazenamento.

Processo: 10/03077-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Julio Marcos Filho
Beneficiário:Juliana Tieme Yagushi
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/57900-0 - Análise de imagens na pesquisa em tecnologia de sementes, AP.TEM
Assunto(s):Glycine max   Armazenamento   Vigor   Avaliação do potencial fisiológico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:armazenamento | Glycine max | Potencial Fisiológico | Vigor | Potencial Fisiológico de sementes de soja

Resumo

A avaliação do vigor de sementes é fundamental dentro de um programa de controle de qualidade, sendo importante o estudo e o desenvolvimento de testes que possibilitem a avaliação, de forma confiável, do potencial fisiológico das sementes de soja. O armazenamento adequado possibilita a conservação da viabilidade e do vigor de sementes por períodos prolongados. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo verificar a eficiência do teste de envelhecimento acelerado (tradicional e com solução saturada de cloreto de sódio) e do sistema computadorizado de análise de imagem de plântulas para estimar o potencial de armazenamento de sementes de soja, em comparação com testes de vigor já recomendados. A pesquisa será conduzida no Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior "Luiz de Queiroz" - USP, utilizando dois cultivares de soja, cada um representado por seis lotes. Metade das amostras de sementes de cada lote será mantida em ambiente normal, durante 8 meses, com monitoramento diário da temperatura e da umidade relativa do ar e, a outra metade, será armazenada em ambiente controlado (umidade relativa do ar em torno de 75%, a 25°C). As sementes serão avaliadas por testes tradicionais de vigor e pelo programa de análise computadorizada de imagens (SVIS) a cada dois meses.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
YAGUSHI, Juliana Tieme. Testes de envelhecimento acelerado e análise computadorizada de imagens de plântulas para avaliação do desempenho de sementes de soja durante o armazenamento. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.