Busca avançada
Ano de início
Entree

Ecologia populacional e comportamento de peixes subterrâneos, Rhamdia sp. e Ancistrus sp., da área cárstica da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul (Siluriformes: Heptapteridae, Loricariidae)

Processo: 10/03084-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Eleonora Trajano
Beneficiário:Rodrigo Borghezan
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O ambiente subterrâneo caracteriza-se pela ausência permanente de luz, tendência a estabilidade ambiental e carência em oferta de alimento. Até o momento, são conhecidas cerca de 164 espécies de peixes subterrâneos em todo o mundo, destas, 26 ocorrem no Brasil. Como conseqüência do isolamento genético, peixes subterrâneos podem desenvolver uma série de autapomorfias direta ou indiretamente relacionadas a vida no ambiente subterrâneo ("troglomorfismos"), na qual podem ser utilizadas para definir sua condição de troglóbio. Neste projeto, o qual será realizado no período de dois anos, pretende-se estudar aspectos relacionados à ecologia populacional e comportamento de duas espécies troglomórficas recentemente descobertas em cavernas da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul. Tais espécies, respectivamente dos gêneros Rhamdia e Ancistrus, apresentam redução ou ausência de olhos e pigmentação. Na população de Rhamdia sp., observa-se um mosaico de variações morfológicas, com indivíduos completamente anoftálmicos, com apenas um olho e com dois olhos bem desenvolvidos ou assimétricos, além de diferentes graus de pigmentação da pele. Em Ancistrus sp., os troglomorfismos observados são a redução dos olhos e pigmentação melânica cutânea, comportamento fotofóbico e hábito criptobiótico. No projeto aqui apresentado, serão estudados aspectos da ecologia populacional, através do método de marcação e recaptura, assim como observações, em campo e em laboratório, do comportamento espontâneo, reação à luz e ritmicidade locomotora, utilizando-se os métodos ad libitum e animal focal, alem de investigar nova localidades de ocorrência de Rhamdia sp. e Ancistrus sp. na região da Serra da Bodoquena.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORDEIRO, LIVIA MEDEIROS; BORGHEZAN, RODRIGO; TRAJANO, ELEONORA. Subterranean biodiversity in the Serra da Bodoquena karst area, Paraguay river basin, Mato Grosso do Sul, Southwestern Brazil. Biota Neotropica, v. 14, n. 3 JUL-SEP 2014. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.