Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo Molecular de Receptores do Sistema Olfativo em Mamíferos.

Processo: 10/01211-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Fabio Papes
Beneficiário:Leonardo Minete Cardozo
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/00473-0 - Biologia molecular do sistema olfativo em mamíferos: estudo da detecção de odores e sua representação neural no cérebro, AP.JP
Assunto(s):Feromônios   Sistema olfativo   Órgão vomeronasal

Resumo

Uma propriedade fundamental do sistema nervoso em todas as espécies animais é a transformação dos estímulos sensoriais em atividade neural, levando a mudanças comportamentais e endócrinas. Dentre os sistemas sensoriais, o Sistema Olfativo destaca-se por sua complexidade molecular, capacidade de detecção e modulação de comportamentos inatos. Entretanto, ainda muito pouco é conhecido sobre como este sistema detecta, processa e interpreta as informações químicas que recepciona do meio externo. Neste projeto, estudaremos a lógica molecular da percepção dos estímulos olfativos, através da identificação no órgão sensorial dos receptores moleculares envolvidos neste processo. Para tanto, buscaremos identificar o receptor envolvido na detecção de odores que suscitam um comportamento específico em camundongos (comportamento de medo e fuga induzido por cairomônios fobiogênicos). Várias questões fundamentais do funcionamento deste sistema quimiossensorial serão exploradas neste projeto: Há mais de um receptor para a detecção de um mesmo odor? Odores semelhantes são detectados pelos mesmos receptores? Odores que suscitam comportamentos distintos são detectados por diferentes classes de receptores? Tais questões auxiliarão na compreensão de como padrões de ativação de receptores levam ao processamento das informações sensoriais no cérebro para que um comportamento específico seja deflagrado. Isto poderá levar eventualmente ao desenvolvimento de fármacos ou estratégias terapêuticas para modulação de distúrbios comportamentais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ANDRADE CARVALHO, VINICIUS MIESSLER; NAKAHARA, THIAGO SEIKE; DE ANDRADE SOUZA, MATEUS AUGUSTO; CARDOZO, LEONARDO MINETE; TRINTINALIA, GUILHERME ZIEGLER; PISSINATO, LEONARDO GRANATO; VENANCIO, JOSE OTAVIO; STOWERS, LISA; PAPES, FABIO. Representation of Olfactory Information in Organized Active Neural Ensembles in the Hypothalamus. CELL REPORTS, v. 32, n. 8, . (10/01211-7, 12/04026-1, 13/03372-6, 15/50371-0, 12/01689-0, 14/25594-3, 09/00473-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOZO, Leonardo Minete. Identificação de receptores moleculares para ligantes detectados pelo Órgão Vomeronasal. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.