Busca avançada
Ano de início
Entree

A orquestra sinfônica do cinema norte-americano: o exemplo de Bernard Herrmann

Processo: 10/03241-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Claudiney Rodrigues Carrasco
Beneficiário:Daniel Tapia
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise musical   Cinema

Resumo

O projeto consiste em destacar a função da instrumentação e da orquestração na trilha musical do cinema industrial do século XX (especialmente de sua segunda metade), por meio da análise musical das partituras musicais de dois filmes, escolhidas por sua representatividade e pela riqueza na construção orquestral: Psycho: a suite for strings e Suite for Vertigo, ambas compostas por Bernard Herrmann. Referenciadas na tradição musical (que servirá de alicerce para o levantamento de informações), as análises musicais terão seus resultados confrontados com a função determinada pelos autores para os filmes selecionados e submetidos à reflexão. Como complementação, serão utilizados exemplos significativos de utilização dos recursos orquestrais na trilha musical para cinema no decorrer dos processos de comparação.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAPIA, Daniel. A orquestra sinfônica do cinema norte-americano : o exemplo de Bernard Hermann = The orchestra of the north american cinema: the example of Bernard of Hermann. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.