Busca avançada
Ano de início
Entree

Formadores de filmes híbridos orgânicos inorgânicos do tipo ureasil-poliéter para liberação controlada de fármacos

Processo: 10/03335-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Leila Aparecida Chiavacci Favorin
Beneficiário:Juliana Fernandes Mendes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Processo sol-gel   Liberação controlada de fármacos

Resumo

Nas últimas décadas têm se observado um grande interesse em novas tecnologias para liberação controlada tanto na área da saúde quanto em outras áreas tecnológicas, tais como agricultura, química e ciência dos materiais. A liberação controlada apresenta muitas vantagens em relação às formas convencionais de liberação, tais como alta eficiência de liberação, controle preciso da dosagem por períodos prolongados e diminuição da toxicidade. Muitos sistemas de liberação de fármacos a base de materiais poliméricos que buscam controlar a quantidade, o perfil e o local de liberação do princípio ativo têm sido desenvolvidos recentemente. Entretanto, as propriedades mecânicas e ópticas destes materiais nem sempre permitem a sua aplicação em uma nova forma de sistema polimérico para uso em liberação controlada de fármacos, os formadores de filmes. Atualmente, materiais formadores de filmes são pouco utilizados e sua aplicação restringe-se à proteção da pele em cortes cirúrgicos e pequenas feridas.Assim sendo, o objetivo desta proposta é desenvolver e caracterizar materiais formadores de filmes a base de matrizes poliméricas híbridas orgânico inorgânicas, controlando o tempo de formação do filme, as suas características mecânicas e o perfil de liberação de fármacos com ação anti-séptica, antifúngica, antiinflamatória e com ação no tratamento de queimaduras graves. Dessa forma serão desenvolvidos materiais multifuncionais que atuem na proteção da pele e ao mesmo tempo libere de forma controlada o fármaco desejado.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Juliana Fernandes. Formadores de filmes híbridos orgânicos inorgânicos do tipo ureasil-poliéter para liberação controlada de fármacos. 2013. 124 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Farmaceuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.