Busca avançada
Ano de início
Entree

Compósitos poliméricos de poli(éter imida)/polianilina: preparação e caracterização

Processo: 10/03383-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Maria Isabel Felisberti
Beneficiário:Evandro Mendes Alexandrino
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Polianilina

Resumo

A combinação de polianilina (PANI) com termoplásticos, elastômeros e termorrígidos na forma de compósitos e blendas tem sido amplamente estudada nas últimas duas décadas. Entretanto, a utilização de termoplásticos de alto desempenho térmico em compósitos ou blendas com polianilina tem sido pouco explorada. A justificativa para tal fato está nas altas temperaturas de processamento utilizadas para tais termoplásticos e no fato de que, nestas condições, a polianilina, se apresenta termicamente instável de acordo com a natureza do dopante utilizado.Diversos trabalhos vêm sendo desenvolvidos, com sucesso, em torno da dopagem da polianilina, com o objetivo de aumentar a resistência térmica deste polímero quando dopado. Este projeto visa a combinação das propriedades térmicas únicas da poli(éter imida) (PEI), um termoplástico de alto desempenho, com as propriedades de condutividade elétrica da polianilina, utilizando esta como carga funcional na preparação de compósitos poliméricos PEI/PANI que podem gerar um novo material de alto desempenho térmico, boas propriedades condutoras e fácil processabilidade. A estratégia a ser utilizada para que este objetivo seja alcançado tem como foco a utilização de dopantes que conferem à polianilina a estabilidade térmica suficiente para garantir o seu processamento com a PEI. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEXANDRINO, EVANDRO M.; DA CONCEICAO, THIAGO F.; FELISBERTI, MARIA I. Improvement of Processing and Mechanical Properties of Polyetherimide by Antiplasticization with Resorcinol Bis(diphenyl phosphate). Journal of Applied Polymer Science, v. 131, n. 16 AUG 15 2014. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALEXANDRINO, Evandro Mendes. Compósitos poliméricos de poli (éter imida)/polianilina : preparação e caracterização. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.