Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito in situ de dentifrícios associado ao laser de CO2 na permeabilidade dentinária após simulação de desafios erosivos

Processo: 10/03180-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Silmara Aparecida Milori Corona
Beneficiário:Renata Siqueira Scatolin
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Erosão dentária   Lasers de gás   Dentifrícios

Resumo

A hipersensibilidade dentinária decorrente da erosão dental causada por desafios ácidos é um problema que afeta grande parte da população, causando desconforto. Embora vários dentifrícios dessensibilizantes sejam recomendados para o controle da dor, o efeito dos mesmos associados à irradiação com laser de CO2 no controle da progressão da lesão de erosão na dentina, não foi relatado. Assim, o objetivo do presente estudo será avaliar in situ o efeito do dentifrício dessensibilizante associado ao laser de CO2 no controle da progressão de lesões de erosão que simulam a hipersensibilidade na dentina radicular. Após um período de lead in de 2 dias, dez voluntários iniciarão o uso de dispositivo intrabucal contendo fragmentos de dentina radicular bovina, que serão submetidos a desafios erosivos com ácido cítrico (2x/dia, por 5 dias) que simulam a criação de lesões de hipersensibilidade. O fragmento do lado contralateral do aparelho intrabucal não será submetido ao desafio erosivo. Na primeira fase do experimento, metade dos voluntários fará uso de fragmentos tratados com um dentifrício dessensibilizante (1450 ppm de flúor, carbonato de cálcio, 8% arginina), associados ou não ao laser de CO2, e a outra metade dos voluntários utilizará um dentifrício anti-cárie com flúor (1450 ppm de flúor). Caracterizando, assim, um experimento do tipo cross-over 2x2, composto por duas fases experimentais de 5 dias cada, com um período de wash-out de 2 dias. Na segunda fase do experimento, os voluntários serão cruzados quanto aos dentifrícios. Finalizado o período de desafios erosivos os espécimes serão preparados para a avaliação da permeabilidade. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCATOLIN, RENATA SIQUEIRA; GALO, RODRIGO; MILORI CORONA, SILMARA APARECIDA. In Situ Effect of Dentifrices Associated to CO2 Laser in the Permeability of Eroded Root Dentin. Photomedicine and Laser Surgery, v. 30, n. 10, p. 573-578, OCT 2012. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCATOLIN, Renata Siqueira. Efeito in situ de dentifrícios associado ao laser CO2 na permeabilidade da dentina radicular erodida. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.