Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial de regeneração sob árvores isoladas em pastagem para restauração de vegetação florestal em área de Mata Atlântica

Processo: 10/03184-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Wesley Rodrigues Silva
Beneficiário:Danielle Christine Tenório Leal Ramos
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mata Atlântica   Restauração ecológica   Pastagens   Dispersão de sementes

Resumo

Nas últimas décadas houve uma proliferação do número de iniciativas de recuperação de áreas desmatadas na zona rural. Nesse contexto, o uso de técnicas nucleadoras de restauração é especialmente vantajoso tanto por trazer de volta à área a sua funcionalidade, quanto por exigir menores custos que métodos tradicionais. A presença de árvores em pastagens pode ser utilizada como uma técnica de nucleação, já que estas promovem sob suas copas concentração de chuva de sementes e um microsítio favorável ao estabelecimento de regenerantes nativos. Este trabalho objetiva potencializar esse efeito nucleador de árvores isoladas em pasto. Para isso, serão selecionadas 50 árvores em uma área de pasto desativado próximo ao município de Capão Bonito, SP. Em agosto de 2010 serão instaladas sob cada uma 4 parcelas de 1 m² com combinações dos tratamentos: remoção de exóticas; adubação com esterco bovino; transposição de solo e serrapilheira, dos quais será retirada amostra para germinação em viveiro. Serão ainda instalados 2 coletores de sementes de 1,0 m² sob cada árvore. Será feita análise do solo de cada parcela antes e após o experimento e as árvores serão caracterizadas quanto à sua estrutura. Os regenerantes e sementes coletadas serão quantificadas, classificadas em morfoespécies e quanto à síndrome de dispersão, tipo sucessional, hábito e origem (nativa ou exótica). Serão descritos para as amostras riqueza e o índice de diversidade de Shannon-Wiener. Os dados serão comparados com análise de variância. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Efeito de árvores isoladas e da vegetação circunvizinha sobre a chuva de sementes em pastagem. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.