Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle Ativo Acústico Estrutural: Projeto, Simulação e Análise de Qualidade Sonora

Processo: 10/03556-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Leopoldo Pisanelli Rodrigues de Oliveira
Beneficiário:Jaime Alberto Mosquera Sánchez
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/02198-4 - Controle ativo de qualidade sonora, AP.JP
Assunto(s):Psicoacústica

Resumo

O projeto de pesquisa visa aprofundar o estudo de sistemas de controle de ruído em aplicações próprias da indústria da mobilidade e, de forma inovadora, avaliar seu desempenho com base em métricas de psico-acústica relevantes para esta área como Loudness, Roughness, Tonality e Sharpness. Desta forma, pretende-se estabelecer uma metodologia de projeto de sistemas de controle com base em parâmetros de psico-acústica. Os desafios se encontram, primeiramente, na definição do conjunto de atributos temporais e espectrais dos estímulos sonoros, responsáveis pelas características sonoras indesejáveis, que serão identificados a partir da análise de estímulos sonoros reais ou sintetizados. Do ponto de vista de simulação, é fundamental a utilização de um modelo que forneça características psico-acústicas equivalentes às da aplicação em vista, numa plataforma que permita a inclusão dos sistemas de controle e das métricas selecionadas. Simulações no domínio do tempo são usuais na análise de sistemas de controle, o que motiva o uso deste tipo de plataforma para a finalidade proposta. Neste projeto, ferramentas computacionais serão usadas de forma extensiva para simulação e análise, integrando as áreas de projeto de sistemas de controle e psico-acústica. Finalmente, os conceitos avaliados de forma numérica devem ser validados experimentalmente, permitindo, não só a análise critica do desempenho psico-acústico dos controladores, como também da própria metodologia de projeto adotada, o que será realizado com auxílio de um mock-up de veículo sujeito a distúrbios de características psico-acústicas relevantes para o problema proposto.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, LEOPOLDO P. R.; DA SILVA, MAIRA M.; SANCHEZ, JAIME A. MOSQUERA; GONCALVES, LUIZ A. M. Loudness Scattering due to Vibro-Acoustic Model Variability. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 34, n. 2, p. 604-611, 2012. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SÁNCHEZ, Jaime Alberto Mosquera. Controle ativo acústico estrutural: projeto, simulação e análise de qualidade sonora. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.