Bolsa 10/03566-7 - - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Fantástico e ironia: verossimilhança, sobrenaturalidade e incongruência em murilo rubião

Processo: 10/03566-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Roxana Guadalupe Herrera Alvarez
Beneficiário:Ana Carolina Bianco Amaral
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conto fantástico | Murilo Rubião | ironia e fantástico

Resumo

Desde as primeiras publicações no século XIX, na França, a literatura fantástica, assim denominada pela crítica, promove, em sua polemicidade, questões abrangentes. As articulações que caracterizam o fantástico na narrativa conduzem a dissensões, em relação a um ponto comum na constituição e substrato dessa literatura, formuladas por teóricos e críticos. Dessa forma, faremos uma seleção de caracteres fundamentais presentes na literatura fantástica que são discutidos por Todorov, Bessière, Bráulio Tavares, Italo Calvino e Jorge Schwartz, apesar das discrepâncias, com base no aspecto verossímil e sobrenatural. Ademais, o fantástico engloba outros processos presentes em sua literatura não estudados suficientemente pela crítica do século XX, e nem pela atual, tais como a presença da ironia fortemente reiterada nessa literatura. Assim, o projeto em questão pretende verificar as características que o fantástico pode apresentar coadunadas com o objeto irônico. Dadas tais proposições, verificaremos os objetivos do projeto de pesquisa em quatro contos do Murilo Rubião "O ex-mágico da taberna minhota", "Bárbara", "Teleco, o coelhinho" e "O homem do boné cinzento".

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Ana Carolina Bianco. Uma ironia fantástica: a dicotomia da narrativa em Murilo Rubião. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.