Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores de risco e proteção para transtornos mentais em crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica

Processo: 10/03503-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Maria de Lurdes Zanolli
Beneficiário:Natália Amaral Hildebrand
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Proteção à criança e ao adolescente   Violência doméstica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar fatores de risco e proteção para transtornos mentais em crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica; e, sob a perspectiva da promoção da saúde, verificar propostas de encaminhamento em relação ao projeto terapêutico individual de cada criança, adolescente e sua família. Busca-se realizar uma caracterização e contextualização sócio-econômica e cultural dos sujeitos; conhecer o histórico de violência doméstica nas famílias das crianças e adolescentes estudados; conhecer a a relação existente entre o fenômeno da violência doméstica (nos seus diferentes tipos) e o aparecimento de sinais e sintomas que possam resultar em transtornos mentais na infância e adolescência; estimar a prevalência de transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica de um Serviço Especializado no município de Campinas e apontar fatores de risco e proteção para transtornos mentais.Este estudo irá utilizar as abordagens quantitativa e qualitativa, sendo sujeitos desta pesquisa crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica (de 4 a 16 anos de idade) e suas famílias, atendidos em um Serviço Especializado no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica no Município de Campinas, além dos professores e profissionais que acompanham as famílias no Serviço Especializado (psicólogos e assistentes sociais). Para a coleta de dados, serão aplicados instrumentos e técnicas estruturadas, entrevista semi-estruturada e grupo focal. Ao levantar questionamentos sobre o presente tema, pretende-se contribuir com conhecimento ao campo científico e auxiliar os profissionais que atuam nas áreas de saúde e social. Espera-se também abrir espaço para buscar garantir a integralidade do cuidado e o avanço na efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, principalmente visando o tratamento, a prevenção e a promoção de saúde. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HILDEBRAND, Natália Amaral. Fatores de risco e proteção para transtornos mentais em crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.