Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da idade gestacional no perfil epigenético placentário

Processo: 10/03519-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Ester Silveira Ramos
Beneficiário:Sarah Blima Paulino Leite
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Placenta   Metilação de DNA   Idade gestacional   Epigênese genética   Mosaicismo   Imprinting genômico

Resumo

O imprinting genômico, processo regulado epigeneticamente segundo o qual os genes se expressam de acordo com sua origem parental (paterna ou materna), está envolvido no desenvolvimento placentário. Na região cromossômica 11p15.5 encontram-se vários genes importantes para o desenvolvimento fetal e da placenta, os quais são regulados por duas principais regiões controladoras de imprinting (ICR1 e 2) onde se encontram as regiões diferencialmente metiladas KvDMR1 e H19DMR. O presente trabalho tem como objetivos verificar a influência da idade gestacional no perfil epigenético placentário, bem como a existência de mosaicismo em relação ao padrão de metilação dentro de uma mesma placenta. Serão selecionadas 35 placentas sendo 15 do terceiro trimestre de gestação, 15 do segundo e cinco do primeiro. Adicionalmente, serão avaliadas quatro regiões distintas de quatro placentas de gestações a termo. Após extração do DNA de tecido placentário, serão utilizadas técnicas de Biologia Molecular [Reação em Cadeia da Polimerase Específica para a Metilação (MS-PCR), Análise Combinada de Bissulfito e Restrição Enzimática (COBRA) e Método de Digestão Enzimática Sensível à Metilação Associada à PCR em Tempo Real] para o estudo do padrão de metilação da KvDMR1 e da H19DMR. Os resultados obtidos poderão fornecer informações sobre se a metilação do DNA apresenta variações durante a gestação, principalmente em relação a estágios precoces dos quais há poucos dados na literatura. Por outro lado, a pesquisa de mosaicismo na placenta auxiliará na forma de coleta futura de amostras e na verificação da ocorrência de erros em análises de um único fragmento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAGALHAES, H. R.; LEITE, S. B. P.; DE PAZ, C. C. P.; DUARTE, G.; RAMOS, E. S. Placental hydroxymethylation vs methylation at the imprinting control region 2 on chromosome 11p15.5. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 46, n. 11, p. 916-919, Nov. 2013. Citações Web of Science: 5.
H.R. MAGALHÃES; S.B.P. LEITE; C.C.P. DE PAZ; G. DUARTE; E.S. RAMOS. Placental hydroxymethylation vsmethylation at the imprinting control region 2 on chromosome 11p15.5. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 46, n. 11, p. -, Out. 2013.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Sarah Blima Paulino. Influência da idade gestacional no perfil epigenético placentário. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.