Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia do treinamento auditivo por meio do potencial evocado para sons complexos nos transtornos de audição e linguagem

Processo: 10/50416-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Schochat
Beneficiário:Renata Filippini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Potenciais evocados auditivos   Processamento auditivo   Transtornos da linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disturbio Especifico De Lingu | Percepcao De Fala No Ruido | Potenciais Evocados Auditivos | Processamento Auditivo | Treinamento Auditivo

Resumo

A percepção da fala, um sinal complexo e dinâmico, depende da habilidade do sistema auditivo em analisar e extrair suas características acústicas relevantes, mesmo com ruído de fundo competitivo. A dificuldade encontrada pelo sistema em realizar tal análise pode gerar alterações no processamento auditivo e, consequentemente, no desenvolvimento da linguagem. Estudo tem evidenciado, ainda, que o treinamento auditivo (TA) propicia melhoras comportamentais, assim como mudanças na latência e na amplitude das respostas eletrofisiológicas de indivíduos com Transtorno do Processamento Auditivo (TPA), comprovando a plasticidade auditiva. Esta informação vem ao encontro da suposição de que algumas patologias de linguagem, como o Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), têm como pano de fundo uma dificuldade com o processamento de sinais acústicos rápidos e complexos, principalmente em situações de ruído competitivo, nos levando a conjecturar se o TA nessas crianças traria os mesmos benefícios experimentados pelas crianças com TPA, o que auxiliaria no desenvolvimento da linguagem. Assim, este estudo irá comparar as respostas evocadas de tronco encefálico para a fala, com e sem ruído competitivo, antes e depois de TA, em crianças com TPA e em crianças com DEL, verificando a efetividade do treinamento auditivo formal e seus possíveis benefícios. Nossa hipótese é de que com este estudo possamos trazer informações importantes tanto para o diagnóstico quanto para a intervenção fonoaudiológica nessas crianças, além de gerar mais evidências de plasticidade auditiva, principalmente em níveis subcorticais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FILIPPINI, R.; BEFI-LOPES, D. M.; SCHOCHAT, E.. Efficacy of Auditory Training Using the Auditory Brainstem Response to Complex Sounds: Auditory Processing Disorder and Specific Language Impairment. FOLIA PHONIATRICA ET LOGOPAEDICA, v. 64, n. 5, p. 217-226, . (10/50416-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILIPPINI, Renata. Eficácia do treinamento auditivo por meio do potencial evocado para sons complexos nos transtornos de audição e linguagem. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.