Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do acoplamento mesosfera-ionosfera por meio de ondas de gravidade utilizando modelagem numérica

Processo: 10/03545-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Marcio Tadeu de Assis Honorato Muella
Beneficiário:Alan de Andrade Monteiro
Instituição-sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeronomia

Resumo

É crescente o interesse em entender o acoplamento entre a atmosfera neutra e ionizada. O espalhamento do sinal de radio observado em ionogramas, plumas em dados de radar de espalhamento, a observação de bolhas de plasma em imagens do O(1S) 6300 e a cintilação causada em sinais de GPS levantou a questão sobre quais processos estariam gerando aqueles fenômenos. Esforços científicos na última década mostraram que estes fenômenos estão relacionados a instabilidades no plasma geradas na base da camada F ionosférica devido a perturbações na sua interface instável e freqüentemente se atribui a ondas de gravidade atmosféricas (AGWs) parte da responsabilidade em disparar este tipo de instabilidade. Este projeto tem o propósito esclarecer o quanto as AGWs estão envolvidas no processo de disparo de instabilidades de plasma. Dois modelos numéricos estão disponíveis ajudar a alcançar este objetivo. Um deles simula a propagação de ondas de gravidade numa atmosfera real. O outro faz previsões do comportamento da ionosfera sob diferentes condições geofísicas. Dados observacionais de equipamentos de sondagem ionosférica e mesosférica serão utilizados para comparar e validar as previsões teóricas dos dois modelos unificados. Será investigado o efeito de ondas de gravidade no plasma, a geração de instabilidades, a eficiência e probabilidade de ocorrência deste processo, a importância relativa da geração de instabilidades por ondas de gravidade em face de outros processos concorrentes, etc. Com a oportunidade de modelar matemática e numericamente fenômenos geofísicos mais uma frente de pesquisa se abre no Laboratório de Física e Astronomia da UNIVAP. Além disso, uma vez que duas áreas de pesquisa distintas serão estudadas paralelamente durante o projeto, uma maior flexibilidade na área de atuação acadêmica será alcançada. Isto trará diferentes conceitos, levará a quebra de velhos paradigmas e possivelmente conduzirá a novos insights.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUELLA, MARCIO T. A. H.; DE PAULA, EURICO R.; MONTEIRO, ALAN A. Ionospheric Scintillation and Dynamics of Fresnel-Scale Irregularities in the Inner Region of the Equatorial Ionization Anomaly. SURVEYS IN GEOPHYSICS, v. 34, n. 2, p. 233-251, MAR 2013. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.