Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre o efeito da exposição a concentrações subletais de glifosato e dos herbicidas a base de glifosato roundup original® e roundup transorb r® sobre girinos de rã-touro

Processo: 10/03607-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Comparada
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Kalinin
Beneficiário:Rafael Zanelli Rissoli
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Glifosato   Função cardíaca   Ecotoxicologia

Resumo

Muitos estudos apontam que a degradação ambiental tem ocasionado o declínio de diversas populações de anfíbios. Nesse contexto, a contaminação por pesticidas é um dos principais fatores que ameaçam a biota aquática. Os herbicidas a base de glifosato são extensivamente utilizados na agricultura e piscicultura para o controle de plantas daninhas, sendo comumente encontrado em corpos d'água. O herbicida Roundup Original® é um dos herbicidas a base de glifosato mais utilizados no Brasil, possuindo em sua composição básica um concentrado de isopropilamina de glifosato e um surfactante. Tem sido sugerido que o ingrediente letal do Roundup® não é o glifosato em si, mas sim o surfactante, que permite ao herbicida penetrar na cutícula da planta. Entre as formulações à base de glifosato que levam o nome Roundup, uma das mais recentes é o Roundup Transorb R. Tal Formulação difere do Roundup Original por ser composta por um sal de potássio de glifosato e por uma nova combinação de surfactantes que, segundo o fabricante, é capaz de promover uma maior penetração e translocação do herbicida na planta. Apesar do Roundup Transorb R apresentar maior toxicida que o Roundup Original®, a composição de surfactantes presente nesta nova formulação não é especificada no rótulo do produto por se tratar de um segredo industrial. Diante do risco ecológico da crescente exposição de anfíbios a esse herbicida, o objetivo do presente projeto é avaliar o efeito da exposição por 96 horas a concentrações subletais de glifosato (1ppm), Roundup Original®(1 ppm de equivalente ácido de glifosato) e do Roundup Transorb R (1 ppm de equivalente ácido de glifosato) sobre o nível de atividade, marcadores cardio-respiratórios e histológicos de girinos de rã-touro, Lithobates catesbeianus. Esse corresponde ao primeiro estudo a se propor a verificar se exposição de anfíbios pré-metamórficos a concentrações subletais de tais herbicidas pode vir a interferir na dinâmica fisiológica destes animais. Sabe-se que quaisquer fatores que prejudiquem a função cardio-respiratória ou a capacidade do tecido cutâneo garantir o equilíbrio hidroeletrolítico dos indivíduos em suas fases iniciais de desenvolvimento, mesmo que não sejam diretamente letais, acabam por desviar uma quantidade significativa de energia que seria utilizada para o crescimento e reprodução. Ademais, alterações morfológicas e/ou fisiológicas resultantes da exposição a xenobióticos requerem mudanças comportamentais compensatórias que acabam por modificar as interações do indivíduo com seu ambiente e, assim repercutem em suas interações ecológicas tanto no nível de população quanto nas comunidades, podendo vir a prejudicar o estabelecimento de suas populações.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RISSOLI, RAFAEL ZANELLI; ABDALLA, FABIO CAMARGO; COSTA, MONICA JONES; RANTIN, FRANCISCO TADEU; MCKENZIE, DAVID JOHN; KALININ, ANA LUCIA. Effects of glyphosate and the glyphosate based herbicides Roundup Original (R) and Roundup Transorb (R) on respiratory morphophysiology of bullfrog tadpoles. Chemosphere, v. 156, p. 37-44, AUG 2016. Citações Web of Science: 19.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.