Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de sítios frágeis em Mazama gouazoubira (Artiodactyla, Cervidae) e seu papel na evolução do gênero

Processo: 10/03627-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Iara Maluf Tomazella
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Doxorrubicina   Mazama gouazoubira

Resumo

A família Cervidae pertence à ordem Artiodactyla e possui um grande número de espécies descritas. A evolução cromossômica dos cervídeos seguiu padrões distintos entre as diferentes subfamílias da família Cervidae. O ancestral dos cervídeos possuía 2n=70 e NF=70 e este cariótipo foi conservado e pode ser encontrado na espécie neotropical atual Mazama gouazoubira. Os cromossomos das espécies do gênero Mazama parecem possuir uma forte tendência de se rearranjarem e originar rearranjos complexos e, isto pode ter levado à diferenciação das diferentes linhagens originadas a partir do ancestral. Entre as espécies de cervídeos brasileiros, M. gouazoubira mostrou as maiores taxas de aberrações cromossômicas em cultivos celulares sobmetidos a mutagênicos, porém os cromossomos envolvidos não foram identificados. Frente a isso, o presente estudo tem como objetivo localizar os sítios frágeis da espécie M. gouazoubira e compreender como estes pontos de quebras cromossômicas estão envolvidos com a evolução cariotípica das espécies do gênero Mazama. Para tanto, culturas de linfócitos de 6 indivíduos de (3 machos e 3 fêmeas) serão submetidas às técnicas de indução de quebras cromossômicas por meio da incorporação de doxorrubicina e as preparações cromossômicas serão analisadas por meio da pintura cromossômica que utilizará como sondas, cromossomos da própria espécie M. gouazoubira. A análise dos resultados será feita por meio da quantificação das aberrações encontradas em cada animal e da freqüência de aberrações em cada um dos cromossomos marcados por sondas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IARA MALUF TOMAZELLA; VANESSA VELTRINI ABRIL; JOSÉ MAURÍCIO BARBANTI DUARTE. Identifying Mazama gouazoubira (Artiodactyla; Cervidae) chromosomes involved in rearrangements induced by doxorubicin. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 40, n. 2, p. 460-467, Jun. 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOMAZELLA, Iara Maluf. Identificação dos cromossomos de Mazama gouazoubira (Artiodactyla; Cervidae) envolvidos em rearranjos induzidos pela doxorrubicina. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.