Bolsa 10/03723-5 - Neurotoxicidade, Ecotoxicidade - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do inseticida fipronil sobre os corpos pedunculados de operárias de Scaptotrigona postica (Hymenoptera, Apidae, Meliponini)

Processo: 10/03723-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Osmar Malaspina
Beneficiário:Cynthia Renata de Oliveira Jacob
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Neurotoxicidade   Ecotoxicidade   Morfologia animal   Citoquímica   Fipronil   Scaptotrigona postica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atividade celular | ecotoxicidade | Fipronil | neurotoxicidade | Scaptotrigona postica | morfologia e citoquímica

Resumo

A polinização é um processo importante para a conservação e manutenção dos ecossistemas terrestres, inclusive daqueles dominados pela agricultura. Os insetos, particularmente as abelhas, são os principais agentes polinizadores destas áreas. Atualmente cresce a preocupação com o declínio da biodiversidade global, com grande foco para a perda de espécies importantes para o funcionamento dos ecossistemas e para o uso descontrolado de produtos tóxicos para o controle de pragas agrícolas. Devido a sua elevada toxicidade, alguns agrotóxicos têm seu uso limitado e até mesmo suspenso em alguns países, sendo substituídos por substâncias consideradas menos tóxicas, que apresentem ação efetiva e de amplo espectro como, por exemplo, o fipronil. Este inseticida age no sistema nervoso provocando a ausência de inibição sináptica e consequentemente causa hiperexitação, convulsão e paralisia do inseto levando-o a morte. Por ser um inseticida de grande importância, pesquisas vem sendo desenvolvidas sobre os efeitos de doses subletais desse composto sobre os insetos não-alvo, principalmente abelhas melíferas, contudo, pouco se sabe sobre o comportamento, a fisiologia e principalmente sobre os efeitos dos agrotóxicos com populações de abelhas nativas. De uma forma geral, tanto em Apis mellifera quanto em meliponíneos nativos, o cérebro desempenha fundamental papel no estabelecimento da organização social e no modo como essas espécies vivem. Muitos estudos sobre os efeitos de vários inseticidas estão sendo desenvolvidos com o cérebro de Apis mellifera, mas pouco se sabe sobre as interações entre os inseticidas e as abelhas nativas, o que torna necessário o desenvolvimento de estudos das regiões cerebrais associadas ao comportamento de aprendizagem e memória em abelhas sem ferrão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA JACOB, CYNTHIA RENATA; SOARES, HELLEN MARIA; CARVALHO, STEPHAN MALFITANO; FERREIRA NOCELLI, ROBERTA CORNELIO; MALASPINA, OSMAR. Acute Toxicity of Fipronil to the Stingless Bee Scaptotrigona postica Latreille. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology, v. 90, n. 1, p. 69-72, . (10/03723-5)
JACOB, CYNTHIA R. O.; SOARES, HELLEN M.; NOCELLI, ROBERTA C. F.; MALASPINA, OSMAR. Impact of fipronil on the mushroom bodies of the stingless bee Scaptotrigona postica. Pest Management Science, v. 71, n. 1, p. 114-122, . (10/03723-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JACOB, Cynthia Renata de Oliveira. Efeitos do inseticida fipronil sobre os corpos pedunculados de operárias de Scaptotrigona postica (Hymenoptera, Apidae, Meliponini). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.