Busca avançada
Ano de início
Entree

Sentidos revolvidos na revista Piauí: a intersecção da linguagem literária e jornalística

Processo: 10/03981-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Maria das Graças Conde Caldas
Beneficiário:Marina Lee Colbachini
Instituição-sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Narrativa   Jornalismo literário   Cultura (sociologia)

Resumo

Na busca por novas maneiras de se fazer jornalismo, algumas publicações, sobretudo revistas, assumem uma postura alternativa às formas de divulgação da grande imprensa. Textos mais longos, por vezes literários, quadrinhos, perfis, grandes reportagens, contos, poemas, portfólios, todos cabem na revista Piauí. Pré-lançada na Festa Literária de Paraty em agosto de 2006, Piauí traz, mesmo que indiretamente, uma reflexão sobre as relações e tensões entre jornalismo e literatura, bem como sobre a escolha de pautas. Livre para escolher, sem se basear no enfoque da agenda jornalística convencional/hegemônica, sua postura garante espaço para o inusitado tanto em termos de forma quanto de conteúdo. Diante disso, o presente trabalho procurará contar a história da publicação, desde sua divulgação nas bancas em outubro de 2006, até abril de 2010; analisar como foi concebida, com o intuito de compreender sua proposta editorial e a modalidade de jornalismo que vem desenvolvendo. O principal objetivo da pesquisa é examinar a grande reportagem, com ênfase nos recursos literários e jornalísticos utilizados, verificando sua dimensão cultural e percebendo como sua estrutura narrativa enriquece a leitura, tornando-a mais agradável e envolvente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLBACHINI, Marina Lee. Sentidos resolvidos na Revista Piauí : ( a intersecção da linguagem literária e jornalística). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.