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Formação inicial de professores: o compromisso do professor-colaborador e da instituição escolar no processo de estágio supervisionado

Processo: 10/03857-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Samuel de Souza Neto
Beneficiário:Marina Cyrino
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia   Formação inicial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estágio Curricular Supervisionado | formação inicial | pedagogia | Formação Inicial de Professores

Resumo

O tema Prática de Ensino, Estágio Curricular Supervisionado tem sido discutido na literatura brasileira desde o século XX, ora criticando-se a Didática, ora questionando-se a Formação dos Professores. Em trabalho anterior de iniciação científica relacionado à esta temática, tendo com foco o processo de orientação de alunos de Pedagogia em situação de estágio supervisionado, assim como a formação de professores-colaboradores (professores da Educação Básica que recebem estagiários), registraram-se falhas ou limites na formação dos alunos estagiários perante a instituição escolar nos levando ao estudo proposto. Nesta pesquisa parte-se do pressuposto de que a legislação aponta para a responsabilização não só da instituição de ensino superior, mas também da escola na formação do futuro professor, porém a escola não cumpre com o previsto e nem a legislação oferece maiores indicativos sobre o assunto, constituindo-se na hipótese dessa investigação. Dessa forma objetiva-se: (a) analisar a responsabilidade do professor-colaborador e da instituição escolar na formação inicial de professores em situação de estágio; (b) identificar qual a concepção de estágio que cada segmento da instituição escolar (gestor, professor-coordenador, professor-colaborador) se utiliza para receber estagiários; (c) propor alternativas de resolução na ausência de uma proposta do acompanhamento da escola. Na busca dos resultados escolheu-se a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo construcionismo social, tendo na observação, fonte documental, entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo as técnicas escolhidas.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CYRINO, Marina. Formação inicial de professores: o compromisso do professor-colaborador e da instituição escolar no processo de estágio supervisionado. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

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