Bolsa 10/03958-2 - Adenovirus, Melanoma - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização do IFN-beta e da via p53/Arf na elaboração de uma nova imunoterapia para melanoma

Processo: 10/03958-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Bryan Eric Strauss
Beneficiário:Ruan Felipe Vieira Medrano
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adenovirus   Melanoma   Imunoterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adenovirus | imunoterapia | Interferon | supressor de tumor | tranferência gênica | vacina para cancer | vacina para câncer

Resumo

A imunoterapia é uma estratégia atraente e promissora para o tratamento do câncer, que visa à ativação de uma resposta imunológica específica para combater as células tumorais. Quase todos os protocolos clínicos de fase III vêm testando vários tipos de vacinas e falharam em alcançar seus objetivos finais. Existem várias explicações para isso, variando desde o desenho experimental clínico até os múltiplos mecanismos do câncer para uma forte imunossupressão. Estes mecanismos incluem: disfunção das células apresentadoras de antígenos, liberação de citocinas imunossupressoras, exaustão das células T entre outros. Todas essas vias estão relacionadas ao melanoma e a sua progressão tumoral. Então, para aumentar a atividade das vacinas terapêuticas contra o câncer, essas vias precisam ser atacadas ou revertidas. Resultados prévios em nosso laboratório tem demonstrado que a co-transdução, mas não transdução individual, com vetores adenovirais portadores de IFN² e p19Arf (AdPGIFN² e AdPGp19) em melanomas de B16F10 (B16), resulta na eliminação tumoral. Indicando que o tratamento combinado parece ser mais eficiente do que o tratamento com p19 ou IFN² sozinho. Sendo assim, com esse projeto pesquisaremos um aspecto alternativo de tratamento envolvendo o IFN² e a p19Arf. Para isso, avaliaremos se lisados de células de melanoma de camundongo, B16, previamente transduzidas com o vetor viral desenvolvido no nosso laboratório, AdPGIFN²IRESp19, e tratadas com irradiação servirão como modelos de imunoterapia paliativa ou preventiva em melanoma de camundongos imunocompetentes, C57Bl/6. Esperamos que a irradiação intensifique a produção do p53 endógeno, estimulando a expressão do nosso vetor que é responsivo aos níveis de p53. E que a combinação p19Arf e IFN² na célula B16, aumente a capacidade imunogênica do lisado tumoral de B16 em induzir uma resposta imunológica contra melanoma. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MERKEL, C. A.; MEDRANO, R. F. V.; BARAUNA, V. G.; STRAUSS, B. E.. Combined p19Arf and interferon-beta gene transfer enhances cell death of B16 melanoma in vitro and in vivo. Cancer Gene Therapy, v. 20, n. 5, p. 317-325, . (10/03958-2, 07/50210-0, 06/57823-5)
BAJGELMAN, MARCIO C.; MEDRANO, RUAN F. V.; CARVALHO, ANNA CAROLINA P. V.; STRAUSS, BRYAN E.. AAVPG: A vigilant vector where transgene expression is induced by p53. VIROLOGY, v. 447, n. 1-2, p. 166-171, . (11/50911-4, 07/50210-0, 07/54480-2, 10/03958-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEDRANO, Ruan Felipe Vieira. Investigação da resposta imunológica antitumoral induzida por células B16F10 tratadas pela combinação p19Arf e interferon-beta em um modelo de vacinação profilático para melanoma murino. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.