Busca avançada
Ano de início
Entree

Emissões de gases do efeito estufa e estoques de c e n em solos sob cultivo orgânico e convencional de cana-de-açúcar

Processo: 10/04017-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Pellegrino Cerri
Beneficiário:Thalita Fernanda Abbruzzini
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Gases do efeito estufa   Matéria orgânica do solo

Resumo

Nos últimos anos, a demanda crescente tanto no mercado interno quanto no externo emtermos de qualidade, segurança e sustentabilidade da produção de açúcar têm provocadomudanças tanto na produção quanto na comercialização do produto, com reflexos significativosna produção brasileira. Motivados pela expansão do mercado, muitos produtores vêm buscando aconversão de áreas de produção convencional para orgânica. É conhecido que a produçãoorgânica de cana-de-açúcar pode promover melhorias da estrutura do solo e modificar adinâmica de atributos químicos, físicos e biológicos do solo. Existem, porém, poucasinformações relativas à contribuição desse sistema para os estoques de C e N no solo e emissãode gases do efeito estufa (GEE) em função da aplicação de resíduos orgânicos. A presentepesquisa tem como objetivo estimar a emissão de GEE devido à aplicação de resíduos em áreassob sistema de produção orgânica de cana-de-açúcar e comparar os estoques de C e N nos solosdesse sistema com a produção convencional. Para tanto, deverão ser investigadas as seguintessituações: uma área sob cultivo convencional de cana, outra área sob cultivo orgânico e uma áreasob vegetação nativa que potencialmente será utilizada como referência. Serão quantificados osestoques de C e N totais do solo pelo método via seca utilizando o aparelho LECO CN-2000. Asalterações nas propriedades químicas (macro e micronutrientes, CTC, SB, pH, Al3+) e físicas dosolo (densidade e granulometria) serão determinadas. Adicionalmente, será avaliada a qualidadeda matéria orgânica do solo (MOS) por meio do fracionamento físico e químico e subseqüentecaracterização das substâncias húmicas, bem como a origem do C do solo presente nessas áreaspor meio do emprego da abundância natural de 13C.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABBRUZZINI, THALITA FERNANDA; BRANDANI, CAROLINA BRAGA; BARROZO TOLEDO, FERNANDO HENRIQUE RIBEIRO; PELLEGRINO CERRI, CARLOS EDUARDO. Soil carbon and nitrogen stocks in sugarcane systems by Bayesian conditional autoregressive model - an unbiased prediction strategy. CARBON MANAGEMENT, v. 8, n. 2, p. 207-214, 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABBRUZZINI, Thalita Fernanda. Qualidade e quantidade da matéria orgânica do solo em cultivo convencional e orgânico de cana-de-açúcar. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.