Bolsa 10/04000-7 - Audiologia, Orelha média - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Reflectância de orelha média na síndrome de Down

Processo: 10/04000-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Renata Mota Mamede Carvallo
Beneficiário:Jordana Costa Soares
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Orelha média   Síndrome de Down
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Aauditiva | Avaliação Eletroacústica da Audição | orelha média | Sindrome de Down | Audiologia

Resumo

Introdução: A preocupação com procedimentos cada vez mais específicos na investigação audiológica é crescente. Diferenciar as falhas em exames audiológicos provenientes de alterções da orelha média das perdas neurossensoriais é importante não só nos programas de triagem auditiva neonatal. Pode-se investigar o funcionamento da orelha média a partir de um procedimento relativamente recente, a reflectância. É um procedimento diagnóstico capaz de detectar discretas alterações de orelha média não detectáveis na timpanometria, que podem interferir no resultado das emissões otoacústicas. Por ser rápido, pode ser aplicável em populações de difícil testagem. Objetivo: Identificar discretas alterações de orelha média não captadas à timpanometria que possam estar associadas a alterações nas emissões otoacústicas. Metodologia: A casuística deste estudo será composta por 60 participantes com idade até 15 anos, dos gêneros feminino e masculino, distribuídos em dois grupos: GRUPO 1: 30 indivíduos com síndrome de Down e GRUPO 2: 30 indivíduos de mesma idade que os do grupo 1, sem a síndrome de Down, com audição dentro da normalidade, sem alterações de orelha média constatadas à timpanometria e com presença de reflexo acústico nas frequências de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz. Procedimentos: os sujeitos serão submetidos à imitanciometria com sonda de 226 Hz., emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente, pesquisa da reflectância da orelha média para obtenção da curva de reflectância com estímulo chirp e com estímulo tom puro na faixa de freqüência de 200 a 6000 Hz. Os indivíduos do grupo 1 poderão ser submetidos à audiometria tonal limiar, dependendo da sua possibilidade de colaboração, ou avaliação do comportamento auditivo. Resultados: As variáveis estudadas serão submetidas à análise estatística para comparação entre os grupos, procedimentos e orelha avaliada. Espera-se que os resultados confirmem a hipótese inicial do estudo, de que a reflectância seja mais sensível na identificação de alterações da orelha média em relação à timpanometria com sonda de 226 Hz.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Jordana Costa. Reflectância de orelha média na síndrome de Down. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.