Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da termorregulação na ecologia e comportamento de Callicebus nigrifrons (primates: Pitheciidae)

Processo: 10/04034-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Eleonore Zulnara Freire Setz
Beneficiário:Carla Cristina Gestich
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Primatas   Dieta   Postura

Resumo

A manutenção da temperatura corporal em animais endotérmicos compreende consideráveis custos metabólicos que podem ser reduzidos através de alguns comportamentos. Em primatas, várias evidências de termorregulação comportamental foram apontadas como, por exemplo, a mudança de postura corporal e a escolha por micro-hábitat favorável. Estudos também mostraram uma variação no padrão alimentar, mas pouco se sabe sobre a relação entre a termorregulação e a dieta. O custo energético da termorregulação é determinado pelas variações ambientais, o que altera o metabolismo do animal, interferindo em todas as suas atividades, ou seja, no seu padrão comportamental. Portanto, um estudo sobre a influência da termorregulação na seleção de alimentos e em outros comportamentos é necessário. Assim, o presente estudo pretende investigar a influência da termorregulação nos comportamentos de um grupo de sauás (Callicebus nigrifrons) em uma região de marcada variação climática, relacionando com a temperatura os seguintes padrões comportamentais: postura corporal; seleção de micro-hábitat; tipos de alimentos consumidos; e locomoção. A proporção do tempo destinada a cada atividade será comparada ao longo do dia e entre as estações do ano para verificar suas relações com a variação da temperatura ambiental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GESTICH, CARLA CRISTINA; NAGY-REIS, MARIANA B.; CASELLI, CHRISTINI BARBOSA. From dropping to dropping: The contribution of a small primate to seed dispersal in Atlantic Forest. ACTA OECOLOGICA-INTERNATIONAL JOURNAL OF ECOLOGY, v. 100, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
SOUZA-ALVES, JOAO PEDRO; CASELLI, CHRISTINI B.; GESTICH, CARLA C.; NAGY-REIS, MARIANA B. Should I store, or should I sync? The breeding strategy of two small Neotropical primates under predictable resource availability. PRIMATES, v. 60, n. 2, p. 113-118, MAR 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GESTICH, Carla Cristina. Influência da temperatura na ecologia e no comportamento de Callicebus nigrifrons (Primates: Pithecilidae). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.