Busca avançada
Ano de início
Entree

Ajuste dè histórico dè produção dè reservatórios fraturados

Processo: 10/04098-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Denis José Schiozer
Beneficiário:Alexandre de Lima
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação numérica

Resumo

Os reservatórios turbidíticos representam, hoje, os maiores alvos de exploração de petróleo no Brasil, porém com a descoberta dos reservatórios na camada pré-sal essa situação começa a ser alterada, de forma que as diretrizes da indústria de petróleo no Brasil começam a tomar novos rumos. Portanto novas linhas de pesquisa estão sendo criadas para atender a nova demanda de tecnologia para viabilizar a explotação do recurso encontrado. Do ponto de vista da engenharia de reservatórios, sabe-se que na camada pré-sal da bacia de Santos os reservatórios são predominantemente carbonatos, que devido a dobras, falhas, pressão de fluidos, desidratação, intemperismo, arrefecimento e impacto de crateras sofrem fraturas.Aliado a essas informações, sabe-se que um requisito fundamental na exploração e produção (E&P) de petróleo é a confiabilidade na previsão de comportamento dos reservatórios, processo normalmente realizado através da simulação numérica de reservatórios. O procedimento de previsão envolve muitas incertezas e, por isso, é necessário calibrar os modelos de simulação comparando os resultados com o histórico de produção do campo real, processo denominado ajuste de histórico. Portanto, a proposta desse trabalho visa entender e modelar o comportamento dos reservatórios fraturados de maneira precisa e confiável e também desenvolver um método eficaz de Ajuste de Histórico aplicado a esse tipo de reservatório.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Alexandre de. Uso da teoria de grafos para seleção de modelos de reservatórios fraturados. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.