Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização fenotipica e filogenética de isolados clínicos de Stenotrophomonas

Processo: 10/04115-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Moreira Filho
Beneficiário:Vinícius Godoy Cerezer
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Stenotrophomonas   Tipagem de sequências multilocus

Resumo

O gênero Stenotrophomonas é composto por oito espécies de bactérias Gram-negativas, não fermentadoras, que podem ser encontradas no ambiente. A espécie S. maltophilia é a única, até o momento, que inclui linhagens que são patógenos oportunistas em seres humanos. As Stenotrophomonas têm ganhado importância no cenário clínico por estarem envolvidas em um crescente número de infecções em pacientes imunodeprimidos. As infecções por Stenotrophomonas têm aumentando também em pacientes com câncer e em UTI neonatais, apresentando altas taxas de morbimortalidade.Estudos conduzidos em nosso laboratório mostraram que isolados clínicos e ambientais diferem genomica e fenotipicamente. Todos os isolados ambientais por nós investigados fixam nitrogênio e possuem o gene nifH, que é importante para essa função. Por outro lado, nenhum dos isolados clínicos possui o gene nifH e portanto, são incapazes de fixar nitrogênio. Mais ainda, uma parte dos isolados clínicos difere substancialmente das linhagens conhecidas de Stenotrophomonas quanto à seqüência de 16S rRNA, o que a possibilidade de pertencerem a uma nova espécie. Neste projeto será feita uma análise fenotípica e filogenética de 52 isolados clínicos e de 8 linhagens-tipo de espécies Stenotrophomonas visando identificar os mecanismos biológicos envolvidos na patogenicidade dos isolados clínicos e sua diferença genômica em relação aos isolados e espécies ambientais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CEREZER, VINICIUS GODOY; BANDO, SILVIA YUMI; PASTERNAK, JACYR; FRANZOLIN, MARCIA REGINA; MOREIRA-FILHO, CARLOS ALBERTO. Phylogenetic Analysis of Stenotrophomonas spp. Isolates Contributes to the Identification of Nosocomial and Community-Acquired Infections. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2014. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VINÍCIUS GODOY CEREZER. Caracterização fenotípica e filogenética de isolados nosocomiais e linhagens clínicas Stenotrophomonas maltophilia. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.