Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanopartículas magnéticas de cobalto metálico e ferrita de cobalto recobertas com ouro como materiais biocompatíveis visando aplicações em biomedicina

Processo: 10/04208-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Laudemir Carlos Varanda
Beneficiário:João Batista Souza Junior
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:07/07919-9 - Nanocristais magnéticos coloidais: obtenção de nanoesferas, nanofios e nanobastões auto-organizados e funcionalizados com macromoléculas para aplicação em gravação magnética avançada, biotecnologia e biomedicina, AP.JP
Assunto(s):Química de superfície   Biomedicina   Nanopartículas magnéticas

Resumo

A síntese de nanopartículas magnéticas com potencial aplicação em biomedicina tem-se intensificado uma vez que suas características possibilitam uma grande variedade de aplicações, tais como carregadores de fármacos (Drug Delivery), destruição de células tumorais por hipertermia induzida em campo magnético oscilante, realce de contraste em imagens de ressonância magnética, separação magnética de células e proteínas e a redução de cargas virais. A necessidade atual é sintetizar nanopartículas magnéticas com elevada magnetização de saturação preservando o comportamento superparamagnético e, principalmente, características de superfície que permitam a fácil funcionalização e biocompatibilidade. Elevados valores de emanação são necessários, pois recobrimentos funcionais com moléculas biocompatíveis, biosseletivas, fármacos, dentre outras, reduz drasticamente o momento magnético observado na nanopartícula nua. Desta forma, o interesse pela obtenção de nanopartículas metálicas vem crescendo, pois estas partículas apresentam elevada magnetização, embora também mostrem elevada toxicidade. Porém, o problema com a toxicidade pode ser resolvido com um recobrimento da superfície da nanopartícula que, além de proporcionar biocompatibilidade, também pode oferece uma funcionalização adicional tornando-as biosseletivas. Dentro deste contexto, esse projeto de pesquisa vinculado ao projeto Jovem Pesquisador (Proc. Fapesp 07/07919-9) "Nanocristais magnéticos coloidais: obtenção de nanoesferas, nanofios e nanobastões auto-organizados e funcionalizados com macromoléculas para aplicação em gravação magnética avançada, biotecnologia e biomedicina" propõe a síntese de nanopartículas magnéticas de Co metálico recobertas com Au em nanoestruturas do tipo casca-caroço (core-shell) obtidas por duas metodologias distintas, a saber: (i) processo poliol modificado combinado ao processo de crescimento mediado por semente e (ii) sistemas microemulsionados, com o objetivo de intensificar as propriedades magnéticas no núcleo magnético utilizando cobalto, um metal de baixo custo e elevadas propriedades ferromagnéticas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, JR., JOAO B.; VARANDA, LAUDEMIR C. Magneto-plasmonic Au-Coated Co nanoparticles synthesized via hot-injection method. Nanotechnology, v. 29, n. 6 FEB 9 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JOÃO BATISTA SOUZA JUNIOR. Nanopartículas magnéticas de cobalto metálico e ferrita de cobalto recobertas com ouro como materiais biocompatíveis visando aplicações em biomedicina. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.