Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da escovação e do envelhecimento artificial acelerado sobre a alteração superficial de materiais restauradores estéticos

Processo: 10/04263-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Fernanda de Carvalho Panzeri Pires de Souza
Beneficiário:Lourenço de Moraes Rego Roselino
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade de cor

Resumo

O objetivo desse estudo será avaliar sistematicamente o efeito da escovação simulada sobre a estabilidade de cor e a rugosidade de superfície de compósitos odontológicos de nanopartículas (Z350 - 3M ESPE) e híbrido (Tetric N-Ceram - Ivoclar Vivadent). Serão obtidos 24 corpos-de-prova (12mm de diâmetro X 2mm de espessura) para cada compósito estudado. Como controle serão confeccionados 24 corpos-de-prova de uma cerâmica de revestimento (IPS e.max Ceram - Ivoclar Vivadent). Após sua confecção, os corpos-de-prova serão polidos com lixas d'água em abrasividades decrescentes (600, 800, 1000 e 1200) e em seguida, serão feitas as leituras iniciais de cor (Espectrofotômetro PCB 6807) e rugosidade de superfície (Rugosímetro Surfcorder SE 1700 - Kosakalab). As amostras serão separadas em 3 grupos (n=8), segundo o tratamento a que serão submetidas: Grupo 1: Envelhecimento Artificial Acelerado (EAA) e Grupos 2 e 3: Escovação Mecânica que será realizada com dois tipos de dentifrícios, variando sua abrasividade (RDA* 68, Colgate e RDA * 180, Colgate Total Plus Whitening). Após 480 horas de EAA e em intervalos de 41 minutos de escovação (=14.600 ciclos) até 205 minutos novas leituras de cor e rugosidade de superfície serão realizadas. Os resultados das medições (antes e após os testes) serão utilizados para cálculo da estabilidade de cor (”E) e rugosidade de superfície das amostras, que serão avaliados e comparados estatisticamente para análise de significância.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REGO ROSELINO, LOURENCO DE MORAES; CRUVINEL, DIOGO RODRIGUES; CHINELATTI, MICHELLE ALEXANDRA; PANZERI PIRES-DE-SOUZA, FERNANDA DE CARVALHO. Effect of brushing and accelerated ageing on color stability and surface roughness of composites. Journal of Dentistry, v. 41, n. 5, p. E54-E61, NOV 2013. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSELINO, Lourenço de Moraes Rego. Efeito da escovação e do envelhecimento artificial acelerado sobre a alteração superficial de materiais restauradores estéticos. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.