Busca avançada
Ano de início
Entree

A"Escrava Romana" de Oscar Pereira da Silva: sobre a circulação e transformação de modelos europeus na arte acadêmica do século XIX no Brasil

Processo: 10/04265-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Claudia Valladão de Mattos Avolese
Beneficiário:Marcela Regina Formico
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte

Resumo

O presente projeto pretende contribuir para a análise do jogo de relações que se estabeleceu entre a pintura produzida no contexto brasileiro do século XIX e a produção internacional, especialmente francesa, centrando-nos na trajetória artística do pintor Oscar Pereira da Silva. A trajetória desse artista foi marcada por diversas idas e vindas entre Brasil e França, fazendo do artista um verdadeiro tradutor do sistema artístico francês para o contexto brasileiro. Desta forma, a partir da escolha de uma obra que servirá como "chave-mestra" para a investigação dos processos de transferência cultual envolvidos na construção da poética do artista, nos perguntaremos sobre os resultados e o caráter original impresso à obra do artista através desses processos. Investigaremos como o artista transforma e adapta os modelos encontrados na tradição francesa à qual ele conscientemente se vincula, produzindo uma obra que ao mesmo tempo em que segue essa tradição, responde de forma eficiente à complexidade da realidade brasileira na qual ele de fato se insere. A "chave-mestra" que recai semelhante incumbência é a obra "Escrava Romana", razão que é justificável por esta tela representar um exemplar do primor técnico do estudo acadêmico do pintor brasileiro durante sua estádia com os mestres franceses, principalmente o pintor Jean-Léon Gérôme, que possui uma gama de obras que versam a temática explorada pelo objeto central de estudo.O segundo e último motivo se resguarda por se tratar de uma obra de grande impacto visual que compõe a galeria da Pinacoteca do Estado de São Paulo e ser um belíssimo representante da mais clássica das atividades do currículo da arte acadêmica do século XIX, a representação do nu.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FORMICO, Marcela Regina. A "Escrava Romana" de Oscar Pereira da Silva : sobre a circulação e transformação de modelos europeus na arte acadêmica do século XIX no Brasil. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.