Busca avançada
Ano de início
Entree

Acúmulo de seis metais pesados nos estágios foliares do mangue-vermelho - Rhizophora mangle Linnaeus (Angiosperma: Rhizophoraceae) - e em estruturas corpóreas do caranguejo-uçá - Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) (Crustacea, Brachyura, Ucididae)

Processo: 10/05129-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2010
Vigência (Término): 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Marcelo Antonio Amaro Pinheiro
Beneficiário:Pablo Pena Gandara e Silva
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Caranguejo   Crustacea   Genotoxicidade   Metais pesados   Ucides cordatus   Rhizophora mangle   Fauna bentônica

Resumo

Os macroinvertebrados bentônicos são de grande relevância na avaliação e monitoramento da qualidade ambiental de ecossistemas aquáticos, particularmente aqueles submetidos a impactos antropogênicos. Os metais pesados podem ser acumulados pelos organismos desses ecossistemas, podendo atingir níveis tóxicos, mesmo em doses menores, levando em conta a interação entre eles. O caranguejo de mangue Ucides cordatus é um crustáceo semiterrestre herbívoro, que se alimenta das folhas e propágulos disponíveis sobre o sedimento de manguezal, tendo íntima relação com o sedimento e com a água existente em suas galerias. O presente estudo visa analisar o acúmulo de seis metais pesados (Cd, Cu, Pb, Cr, Mn e Hg) em três estruturas corpóreas do caranguejo-uçá (musculatura, hepatopâncreas e brânquias), bem como em três estágios de maturação foliar do mangue vermelho (brotos, verdes maduras do terceiro ramo e amarelas senescentes nos ramos). O acúmulo de cada metal em função do tamanho do caranguejo / idade será também avaliado, com base em três classes de largura cefalotorácica (60-70, 70-80 e 80-90mm), com um mínimo de cinco exemplares por classe. Os dados quantitativos para cada metal pesado serão comparados entre as classes de tamanho e estruturas corpóreas de U. cordatus por ANOVA e as médias confrontadas pelo Teste de Tukey a 5%. O mesmo procedimento estatístico será adotado para os estágios de maturação foliar de R. mangle. Pretende-se que os resultados obtidos possam ser utilizados como parâmetro para escolher a melhor estrutura corpórea/estágio foliar em estudos de monitoramento desses metais em manguezais, disponibilizando importante informação sobre a bioacumulação na biota, principalmente no caso do caranguejo-uçá, que é um recurso pesqueiro relevante em várias regiões brasileiras. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMARO PINHEIRO, MARCELO ANTONIO; GANDARA E SILVA, PABLO PENA; DE ALMEIDA DUARTE, LUIS FELIPE; ALMEIDA, ALAOR APARECIDO; ZANOTTO, FLAVIA PINHEIRO. Accumulation of six metals in the mangrove crab Ucides cordatus (Crustacea: Ucididae) and its food source, the red mangrove Rhizophora mangle (Angiosperma: Rhizophoraceae). ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 81, p. 114-121, JUL 1 2012. Citações Web of Science: 36.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.