Busca avançada
Ano de início
Entree

Alterações de linguagem nas epilepsias: um estudo neurolinguístico

Processo: 10/04338-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Rosana Do Carmo Novaes Pinto
Beneficiário:Danielle Patricia Algave
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neurolinguística

Resumo

Pesquisas revelam que alterações de linguagem podem ocorrer tanto durante as crises epiléticas - neste caso referidas como afasias transitórias - quanto com a evolução da doença e a intensificação dos sintomas. As descrições na literatura neuropsicológica, entretanto, são redutoras e, geralmente, se limitam a uma listagem de sintomas, desprovidos de qualquer análise que correlacione as alterações lingüísticas às demais funções cognitivas alteradas (como atenção, memória e processos perceptivos). Uma grande ênfase é dada às dificuldades dos sujeitos para encontrar/selecionar palavras (anomias) ou à produção de parafasias. Tal interesse pode ser explicado pela proliferação de pesquisas que tentam relacionar a organização e o funcionamento lexical ao papel do lobo temporal dominante. O estudo das alterações de linguagem nas epilepsias, associado ao estudo de outros fenômenos cognitivos, pode contribuir não só para a discussão de questões teóricas - como o papel de áreas do córtex no funcionamento lingüístico/cognitivo - como pode influenciar positivamente as práticas clínicas e educacionais, visto que comprovadamente as lesões provocadas pela freqüência e intensidade das crises epilépticas interferem nos processos de aprendizagem e na inserção social dos sujeitos, nos vários círculos sociais. A pesquisa será desenvolvida à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da Neurolingüística de orientação enunciativo-discursiva que caracteriza os trabalhos realizados no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP).

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALGAVE, Danielle Patricia. Alterações de linguagem nas epilepsias : um estudo neurolinguístico. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.