Busca avançada
Ano de início
Entree

O congresso e a Política de Defesa Nacional: atores e interesses

Processo: 10/04342-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Comportamento Político
Pesquisador responsável:shiguenoli miyamoto
Beneficiário:Priscila Rodrigues Pereira
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Política de defesa   Defesa nacional   Congresso Nacional do Brasil   Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003)   Governo Lula (2003–2010)

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar empiricamente qual é a relação entre o Congresso Nacional Brasileiro e a política de defesa nacional, tomando como referência e parâmetro os mandatos dos governos FHC e Lula (1995 a 2010). Analisarei o comportamento do Congresso nos governos diante do tema e qual é o reflexo da interferência do Poder Legislativo no resultado final do processo de tomada de decisão. Tomo como base para análise ampla pesquisa bibliográfica de estudos feitos sobre todos os temas que poderiam se relacionar com a tese - Política Externa brasileira, formulação de Política Externa, Poder Legislativo no Brasil, governos de Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio Lula da Silva. Em complemento, faço um levantamento de dados referente às votações que foram levadas ao Congresso entre os anos de 1989 e 2010 utilizando o banco de dados do Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Priscila Rodrigues. O Congresso Nacional e a política de defesa do Brasil. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.