Busca avançada
Ano de início
Entree

O negro no cinema brasileiro: uma análise fílmica de Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966).

Processo: 10/04509-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Mauricio Cardoso
Beneficiário:Carolinne Mendes da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema brasileiro   Cinema novo

Resumo

O presente projeto visa discutir a representação do negro em dois filmes brasileiros: Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966). Objetiva-se compreender de que modo estas narrativas fílmicas definem o lugar dos personagens negros e estruturam certas relações sociais na estrutura dramática. Nos dois filmes, a presença de personagens negros no espaço urbano do Rio de Janeiro é elemento constitutivo da narrativa e revela a disposição dos diretores em abordar o tema "racial", num contexto de ampliação do debate sobre a cultura brasileira, especialmente, a cultura popular. As reflexões sobre a formação da cultura brasileira, a história da ocupação do território e de exploração do trabalho escravo estiveram presentes na cinematografia das décadas de 1950 e 1960. Envolvidos na atmosfera de transformação do campo cinematográfico, sob a inspiração do Cinema Novo, alguns cineastas procuraram articular experimentação estética e análise social, numa perspectiva clara de "revelação" das condições históricas e recriação da linguagem cinematográfica em consonância com a realidade cultural do país.Nesta perspectiva, os filmes citados de Nelson Pereira dos Santos e Carlos Diegues constituem obras cinematográficas emblemáticas da relação entre arte e sociedade e oferecem um campo de investigação sobre a problemática racial incorporada à forma fílmica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Carolinne Mendes da. O negro no cinema brasileiro: uma análise fílmica de Rio, zona norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) e A Grande Cidade (Carlos Diegues, 1966). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.