Busca avançada
Ano de início
Entree

A dinâmica das chuvas e das erosões na bacia hidrográfica do rio Jordão-PR

Processo: 10/04529-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:João Afonso Zavattini
Beneficiário:Adriano Araujo Do Amaral
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Climatologia geográfica

Resumo

As mudanças climáticas e consequentemente a variabilidade dos elementos do clima tem se constituído em um dos temas de maior relevância na discussão ambiental e de extrema importância no devir da humanidade. A variabilidade dos fenômenos climáticos, em especial a pluviométrica é considerada um fenômeno natural, no entanto, o último século evidencia transformações nas características (ritmo) processuais da atmosfera. Assim, o ritmo das chuvas e das erosões aparece como um importante fator na organização das atividades humanas, principalmente agrícolas, e nas práticas de conservação do solo. Assim, o objetivo do presente projeto de pesquisa é o de analisar e correlacionar a variabilidade pluviométrica com a variação da erosividade na bacia hidrográfica do rio Jordão-PR, assim como o rítmo das chuvas e da erosividade em Guarapuava.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMARAL, Adriano Araujo Do. As chuvas e a erosividade na bacia hidrográfica do rio Jordão-PR. 2012. 155 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.