Bolsa 10/05273-7 - Anestesiologia veterinária, Anestesia peridural - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da viabilidade de cateter epidural totalmente implantado em equídeos

Processo: 10/05273-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Araújo Valadão
Beneficiário:Cássia Maria Molinaro Coelho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Anestesiologia veterinária   Anestesia peridural   Analgesia   Cateteres   Equinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analgesia | asinino | cateter | Epidural | equino | Anestesiologia Animal

Resumo

A complexidade dos mecanismos envolvidos nos quadros de dor sugere a necessidade do uso de terapia multimodal para produzir analgesia efetiva e reduzir a resposta ao estresse do animal enfermo. Muitos fármacos analgésicos quando administrados por via sistêmica apresentam efeitos adversos e, por conta disso, a injeção por via epidural tem sido priorizada, principalmente porque a aplicação próxima ao sítio de ação propicia a diminuição da dose, sem alterar a eficácia das substâncias. A utilização do cateter epidural vem sendo praticada como técnica segura para obtenção de analgesia pós-operatória. A manutenção de um cateter facilita aplicações repetitivas de analgésicos para tratar dores crônicas, embora possa apresentar risco de contaminação, dependente do tempo permanência no animal. A dor prolongada e crônica relaciona-se com mudanças no processamento sensorial na medula espinhal, que aumentam as respostas dos neurônios do corno dorsal aos influxos sensoriais, expandindo o seu campo receptivo, produzindo sofrimento. Na oncologia e medicina paliativa humana, o sistema de cateter totalmente implantado (port cath) é usado para tratamentos com coleta seriada de sangue, analgesia contínua e administração de substâncias hipertônicas, como quimioterápicos. Com o objetivo de aprimorar procedimentos para a viabilização de aplicações de analgésicos no espaço epidural, com vistas ao tratamento da dor, propõe-se com este estudo avaliar a patência e as intercorrências da implantação e manutenção de um cateter epidural totalmente implantado em eqüídeos, por até 90 dias, para verificar a viabilidade desse cateter (port cath) no tratamento de processos álgicos por período prolongado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COELHO, Cássia Maria Molinaro. Avaliação da viabilidade de cateter epidural totalmente implantado em equídeos. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.