Busca avançada
Ano de início
Entree

Encurtando distâncias: mobilidade e ressignificação dos espaços rurais em uma comunidade no Sul de Minas Gerais

Processo: 10/04436-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Rural
Pesquisador responsável:Emilia Pietrafesa de Godoi
Beneficiário:Mateus Amoedo Zani
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Territorialidade   Mobilidade

Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender como as mobilidades de pessoas no espaço afetam a significação dos espaços em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais. Assim como, de que forma esse processo aproxima as representações dos espaços urbanos e rurais. A pesquisa parte da hipótese de que as mobilidades de pessoas no espaço se tornaram intensas e constantes na sociedade contemporânea. Isso inclui movimentos pendulares e migrações definitivas. As "distâncias" foram encurtadas pelo desenvolvimento de sistemas. Portanto, a "distância" entre o rural e o urbano também foi afetada, o deslocamento entre ambos é freqüente e altera a percepção e representação do espaço rural. A pesquisa, essencialmente empírica, utilizará de métodos tradicionais da Antropologia e a elaboração de mapas cognitivos dos trajetos dos interlocutores. Desta forma, serão demonstradas as transformações nas representações dos espaços rurais na comunidade.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANI, Mateus Amoedo. Entre idas e vi(n)das : transformações e continuidades em um bairro rural no Sul de Minas Gerais a partir das experiências de mobilidade. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.