Busca avançada
Ano de início
Entree

Cicatrização óssea de defeitos de tamanho crítico tratados com Aspirado de Medula Óssea, Laser de Baixa Intensidade ou a associação de ambas terapias. Estudo histológico e histométrico em calvárias de ratos.

Processo: 10/04450-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Maria José Hitomi Nagata
Beneficiário:Carolina dos Santos Santinoni
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração óssea   Laser de baixa intensidade   Células-tronco mesenquimais   Terapia a laser de baixa intensidade

Resumo

O propósito deste estudo é avaliar histomorfometricamente a influência do Aspirado de Medula Óssea (AMO), do Laser de Baixa Intensidade (LBI) ou da associação de ambos no processo de cicatrização de defeitos de tamanho crítico (DTC) criados cirurgicamente em calvárias de ratos. Quarenta ratos serão divididos em 4 grupos: Grupo C (controle), Grupo AMO, Grupo LBI e Grupo AMO/LBI. Um DTC de 5 mm será criado na calvária de cada animal. No grupo C, o defeito cirúrgico será preenchido somente com coágulo sanguíneo. No Grupo AMO, o defeito será preenchido com AMO. No Grupo LBI, o defeito receberá a aplicação do LBI (GaAIAs laser), será preenchido com coágulo sanguíneo e receberá novamente a aplicação do LBI. No Grupo AMO/LBI, o defeito receberá a aplicação do LBI (GaAIAs laser), será preenchido com AMO e receberá novamente a aplicação do LBI. Todos animais serão submetidos à eutanásia aos 30 dias pós-operatórios. Serão realizadas análises histológica e histométrica dos espécimes. A quantidade de osso neoformado será calculada como uma porcentagem da área total do defeito original. Os dados serão submetidos a análise estatística.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAGATA, MARIA J. H.; SANTINONI, CAROLINA S.; POLA, NATALIA M.; DE CAMPOS, NATALIA; MESSORA, MICHEL R.; BOMFIM, SUELY R. M.; ERVOLINO, EDILSON; FUCINI, STEPHEN E.; FALEIROS, PAULA L.; GARCIA, VALDIR G.; et al. Bone marrow aspirate combined with low-level laser therapy: A new therapeutic approach to enhance bone healing. JOURNAL OF PHOTOCHEMISTRY AND PHOTOBIOLOGY B-BIOLOGY, v. 121, p. 6-14, . (10/04450-2, 10/18925-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTINONI, Carolina dos Santos. Cicatrização óssea de defeitos de tamanho crítico tratados com Aspirado de Medula Óssea, Laser em Baixa Intensidade ou a associação de ambas as terapias: estudo histológico e histométrico em calvárias de ratos. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.