Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de microalgas potencialmente nocivas na alimentação e reprodução de copépodes: uma abordagem experimental

Processo: 10/04678-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Rubens Mendes Lopes
Beneficiário:Naira Juliana da Silva
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Nas duas últimas décadas tem sido testemunhado um aumento considerável na intensidade, duração e distribuição geográfica das florações de microalgas nocivas. Em muitos casos, estes eventos geram prejuízos ecológicos, socioeconômicos e na saúde pública. Embora os riscos associados ao consumo de recursos marinhos contaminados por toxinas tenham fomentado estudos voltados para a detecção e monitoramento de microalgas produtoras de toxinas na costa brasileira, não existem no país trabalhos publicados sobre o papel destas microalgas na sobrevivência e recrutamento do zooplâncton marinho. Dentro deste contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar a influência de espécies de microalgas potencialmente nocivas isoladas de regiões de cultivo de organismos marinhos no litoral norte do Estado de São Paulo, na alimentação e reprodução de espécies de copépodes planctônicos marinhos abundantes na região costeira de Ubatuba (São Paulo). Taxas de ingestão, produção de ovos e sucesso de eclosão dos náuplios serão estimadas para fêmeas alimentadas em tratamentos compostos por espécies potencialmente nocivas combinadas a uma microalga não nociva, de reconhecida boa qualidade nutricional, em diferentes proporções. Em cenário nacional, o projeto representa um primeiro passo no entendimento de possíveis efeitos nocivos (toxicidade e/ou inadequação nutricional) de dietas algais sobre o recrutamento das populações de copépodes, e dará subsídios para futuros estudos envolvendo o possível acúmulo de toxinas e sua transferência na cadeia trófica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, NAIRA J.; TANG, KAM W.; LOPES, RUBENS M. Effects of microalgal exudates and intact cells on subtropical marine zooplankton. Journal of Plankton Research, v. 35, n. 4, p. 855-865, JUL-AUG 2013. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Naira Juliana da. Influência de dinoflagelados potencialmente nocivos sobre o zooplâncton de uma região costeira subtropical: uma abordagem experimental. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.