Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicações sintéticas de adutos de Morita-Baylis-Hillman: nova abordagem para a síntese de compostos tricarbonílicos vicinais

Processo: 10/04716-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Fernando Antonio Santos Coelho
Beneficiário:Marília Simão dos Santos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Oxidação   Síntese orgânica   Reação de Morita-Baylis-Hillman

Resumo

Esse projeto de Mestrado tem por objetivo desenvolver uma nova abordagem para a preparação de compostos tricarbonílicos vicinais. Essas substâncias podem ser utilizados como substrato para a síntese de produtos biologicamente ativos e para a preparação de heterociclos, tais como, o heme, presente em certas enzimas. A metodologia proposta é simples e direta, envolvendo o manuseio de reagentes de baixo custo, ao ocntrário dos métodos já descritos para a síntese desses compostos. Pretendemos estabelecer a metodologia e avaliar o seu escopo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, MARILIA S.; FERNANDES, DANIARA C.; RODRIGUES, JR., MANOEL T.; REGIANI, THAIS; ANDRICOPULO, ADRIANO D.; RUIZ, ANA LUCIA T. G.; VENDRAMINI-COSTA, DEBORA B.; DE CARVALHO, JOAO E.; EBERLIN, MARCOS N.; COELHO, FERNANDO. Diastereoselective Synthesis of Biologically Active Cyclopenta[b]indoles. Journal of Organic Chemistry, v. 81, n. 15, p. 6626-6639, AUG 5 2016. Citações Web of Science: 9.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Marília Simão dos. A potencialidade sintética da reação de Morita-Baylis-Hillman explorada na síntese de compostos tricarbonilados vicinais e derivados ciclopenta[b]indólicos. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.