Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação dos efeitos do bicarbonato de sódio com o citrato de potássio em pacientes litiásicos hipocitratúricos.

Processo: 10/04719-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ita Pfeferman Heilberg
Beneficiário:Vivian Barbosa Pinheiro
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia   Bicarbonato de sódio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bicarbonato de Sódio | Excreção urinária de citrato | Hipocitratúria | Nefrologia

Resumo

A utilização de citrato de potássio para o tratamento da hipocitratúria é rotineira na prática clínica atual. No entanto, devido ao seu custo elevado e a seus efeitos colaterais, principalmente no que se refere à intolerância gastrintestinal, faz-se necessária a busca de formas alternativas e de igual eficácia para o tratamento de pacientes litiásicos hipocitratúricos. O presente estudo objetiva avaliar os efeitos da administração de bicarbonato de sódio sobre a excreção urinária de citrato em pacientes litiásicos hipocitratúricos. Vinte pacientes litiásicos hipocitratúricos que freqüentam o Ambulatório de Litíase Renal da Universidade Federal de São Paulo, serão selecionados. Os pacientes serão distribuídos randomicamente em dois grupos para receber 30 mEq de bicarbonato de sódio três vezes por dia ou 10 mEq de citrato de potássio três vezes por dia. Cada período terá duração de três dias e será realizado na vigência de dieta controlada. Todos os pacientes serão submetidos à coleta de sangue e urina de 24 horas no período basal e após o uso do bicarbonato de sódio ou citrato de potássio para determinações de creatinina, sódio, potássio, cálcio, fósforo e ácido úrico séricos e gasometria venosa e determinações urinárias de creatinina, sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ácido úrico, citrato, oxalato e pH urinário.Se comprovado o potencial efeito do bicarbonato de sódio sobre o aumento da citratúria, ele poderá ser instituído como forma alternativa de tratamento para a hipocitratúria.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO, VIVIAN BARBOSA; BAXMANN, ALESSANDRA CALABRIA; TISELIUS, HANS-GOERAN; HEILBERG, ITA PFEFERMAN. The Effect of Sodium Bicarbonate Upon Urinary Citrate Excretion in Calcium Stone Formers. UROLOGY, v. 82, n. 1, p. 33-37, . (10/04719-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.