Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia para o planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos em mercado elétrico competitivo

Processo: 10/04608-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Rubén Augusto Romero Lázaro
Beneficiário:Miguel Paredes Quinones
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Otimização não linear

Resumo

O presente projeto de pesquisa considera o desenvolvimento de um modelo baseada em programação linear para a solução do problema de planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos de longo prazo em mercado elétricocompetitivo. O modelo deve encontrar uma política de operação ótima das usinas termoelétricas e das usinas hidrelétricas, com suas respectivas bacias, em um determinado período de tempo considerando as linhas detransmissão de energia elétricas, múltiplas barras, diferentes níveis de carregamento e múltiplos reservatórios. Adicionalmente, pretende-se representar a aleatoriedade da hidrologia usando diversos cenários hidrologicos. O modelo será programado usando a linguagem de programação matemática AMPL com o objetivo de obter um modelo em código abertoque poser ser modificado e estendido por qualquer usuário. A solução dos problemas de otimização linear serão obtidos através de um solver comercial.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUINONES, Miguel Paredes. Metodologia para o planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos em mercado elétrico competitivo. 2012. 125 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira). Iha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.