Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos Matemáticos para estimar as exigencias de lisina Digestivel para poedeiras comerciais em fase de produção

Processo: 10/04627-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Euclides Braga Malheiros
Beneficiário:Katiani Silva Venturini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Postura   Modelagem   Lisina   Avicultura

Resumo

O objetivo deste projeto será estudar as exigências de lisina com base no método dose-resposta, para elaborar modelos de predição das exigências deste aminoácido na fase de produção de aves de postura. Serão realizados dois ensaios com base no método dose-resposta e no Reading Model. Serão utilizadas 384 aves da linhagem Dekalb White com 32 semanas de idade. As aves serão distribuídas em delineamento inteiramente ao acaso, com oito tratamentos (níveis de lisina) e seis repetições, sendo cada unidade experimental composta por oito aves. Para formulação das dietas será adotada a técnica da diluição. Será determinado o produção de ovos (%), consumo de ração (g), consumo de lisina (g/ave/dia), conversão alimentar (g/g), peso médio do ovo (g) e massa de ovos a cada período de 28 dias. Para determinar o ótimo econômico de lisina na dieta a partir dos coeficientes de resposta obtidos para massa de ovo e peso vivo por meio do Reading Model será avaliado as 10 primeiras semanas. A análise de regressão será realizada utilizando-se o software SAS 9.0, ajustando os modelos LRP, polinomial quadrático e/ou exponencial.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VENTURINI, Katiani Silva. Modelos para estimar as exigências de lisina digestível para poedeiras comerciais. 2011. 57 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.