Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo teórico e experimental dos modelos de sintetização plena e de sintetização reduzida de erros volumétricos para máquinas de medir por coordenadas

Processo: 10/04650-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de março de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Benedito Di Giacomo
Beneficiário:César Augusto Galvão de Morais
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Incerteza   Calibração   Metrologia

Resumo

As Máquinas de Medir por Coordenadas (MM3Cs) oferecem ao meio produtivo a maioria dos atributos exigidos pela indústria moderna. Como meios de inspeção, tem permitido grandes avanços, pois possibilita a automação das atividades de inspeção e a integração entre os vários setores da empresa; são empregadas para a medição dos mais variados tipos de peças, reduzindo o tempo e os erros de medição. São flexíveis e capazes de medir peças simples ou complexas com a mesma eficiência, entretanto, como todos os instrumentos de medição estão sujeitas a influências não controladas ou pouco controladas, de variáveis que limitam o seu desempenho. Estas limitações promovem movimentos indesejáveis nas direções preferenciais e não preferenciais na translação do apalpador durante o procedimento de medida, e aqui são chamados de erros. Métodos e sistemas de compensação de erros têm sido motivos de pesquisa por todo o mundo, pois através do uso desses métodos de compensação, os erros podem ser eliminados ou minimizados, este é seguramente o meio mais efetivo e econômico para se melhorar o desempenho de uma máquina de medir por coordendas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAIS, César Augusto Galvão de. Modelos de sintetização plena e reduzida de erros em máquinas de medir por coordenadas. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.