Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização das modificações promovidas por aldeídos de colesterol no citocromo c:mecanismos e implicações biológicas

Processo: 10/50561-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Sayuri Miyamoto
Beneficiário:Thiago Cardoso Genaro de Mattos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/16145-5 - O uso de click chemistry como ferramenta de estudo para identificação de proteínas modificadas por aldeídos de colesterol, BE.EP.DR
Assunto(s):Oxisteróis   Radicais livres   Aldeídos

Resumo

O colesterol é um importante componente das membranas celulares em eucariotos, desempenhando papéis estruturais e funcionais. O colesterol possui uma insaturação em sua estrutura sendo, portanto, alvo de oxidação mediada por espécies reativas de oxigênio e/ou nitrogênio. Estudos mostraram que produtos de oxidação do colesterol, em particular os aldeídos colesterol secoaideido (Csec) e o carboxialdeído (ChAld), estão presentes em placas ateroscleróticas e em tecidos cerebrais de pacientes com doenças neurodegenerativas. Além disso, estes aldeídos podem reagir com alguns resíduos de aminoácidos provocando alterações estruturais e funcionais em proteínas. A literatura propõe uma associação entre a formação de oxiesteróis e o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, o que torna importante o estudo mais aprofundado da reação destes produtos oxidados (como o ChAld) com proteínas mitocondriais (como o citocromo c). Sendo assim, este projeto tem como objetivos estudar a reação entre esses aldeídos (em particular o ChAld) e o citocromo c, bem como investigar o papel e a implicação destes aldeídos em doenças neurodegeneratias. Para esta finalidade, têm-se como metas realizar uma caracterização química e bioquímica detalhada dos adultos aldeído-citocromo c in vitro, desenvolver metodologias que permitam a detecção dessas modificações in vivo e investigar a formação destes adultos nos modelos celulares e animais da esclerose lateral amiotrófica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GENARO-MATTOS, THIAGO C.; QUEIROZ, RAPHAEL F.; CUNHA, DANIELA; APPOLINARIO, PATRICIA P.; DI MASCIO, PAOLO; NANTES, ISELI L.; AUGUSTO, OHARA; MIYAMOTO, SAYURI. Cytochrome c Reacts with Cholesterol Hydroperoxides To Produce Lipid- and Protein-Derived Radicals. BIOCHEMISTRY, v. 54, n. 18, p. 2841-2850, MAY 12 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.