Busca avançada
Ano de início
Entree

Metais em Tecidos de Peixes da Represa Billings: Uma Avaliação Temporal

Processo: 10/04953-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Jorge Eduardo de Souza Sarkis
Beneficiário:Talita Aparecida de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A represa Billings, localizada na região metropolitana da cidade de São Paulo, Brasil, é utilizada para usos múltiplos, como abastecimento público, serviço de energia, pesca artesanal, recreação e lazer. Embora considerada uma área de proteção ambiental, nos últimos anos a represa tem sofrido diversas agressões ambientais entre as quais a presença de metais tóxicos no meio ambiente, como o caso da contaminação com mercúrio no Rio Grande, um dos principais afluentes da represa, atribuído aos despejos dos efluentes da empresa Solvay-Indupa. A qualidade da represa também é prejudicada durante as épocas de cheias, em que o excesso de água nos rios Tietê e Pinheiros é bombeada para represa. Ao longo dos anos, inúmeros trabalhos têm demonstrado um aumento da concentração desses metais nos meios aquático, sedimentar e biológico da represa. Dados referentes ao estudo dos metais em peixes da represa Billings não têm sido atualizados até o momento e a relação de causa e efeito perante o bombeamento das águas poluídas diretamente na Billings com a qualidade dos peixes nunca foi abordada. Este é um quadro preocupante considerando-se que, em seu entorno, existem diferentes tipos de assentamentos, entre os quais, famílias de pescadores que se utilizam dessas águas e principalmente da pesca como atividade principal e fonte de alimento à subsistência. Neste cenário, este trabalho tem como objetivo fazer uma avaliação temporal sobre a presença de elementos metálicos em tecidos de peixes capturados na região assim como a compatibilidade das respostas em função do bombeamento das águas dos rios Tietê-Pinheiros para a represa. Os dados gerados por este estudo serão confrontados com as legislações vigentes nacionais e internacionais e servirão como subsídios para futuras ações de gerenciamento e remediação da qualidade da água e consumo do pescado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Talita Aparecida de. Metais presentes nas águas e em tecidos de peixes da represa Billings: uma avaliação temporal. 2012. Dissertação de Mestrado - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.